Futebol Internacional

Croácia bate a Escócia e se classifica em segundo lugar do Grupo D da Euro

Vitória da Croácia garantiu a seleção como segundo lugar do Grupo D. Foto: Pixsell/MB Media via Imago Images.

A Croácia venceu a Escócia por 3 a 1 na tarde desta terça-feira (22) no jogo decisivo do Grupo D da Euro 2020. Vlašić marcou para os croatas no primeiro tempo e McGregor empatou para a Escócia no final da primeira etapa. Mas Modrić, com um golaço, e Perišić, ambos no segundo tempo, definiram a vitória e a classificação croata para as oitavas de final.

As duas seleções precisavam vencer para sonhar com a classificação para a próxima fase e buscaram marcar o primeiro gol do jogo. Mas quem conseguiu foi a Croácia, com Vlašić, que aproveitou uma bola escorada por Perišić para tocar no cantinho de Marshall.

+ UEFA rejeita pedido para iluminar Allianz Arena com cores do arco-íris na Euro

A partida seguiu bastante disputada e a Escócia empatou já no finzinho do primeiro tempo com McGregor num chute de fora da área após trapalhada da defesa croata. No segundo tempo a Croácia foi melhor coletivamente e fisicamente, o que fez com que a Escócia sofresse. Assim, os croatas marcaram o segundo gol, num chutaço de trivela de Modrić, e o terceiro com Perišić após cobrança de escanteio.

Com o resultado, a Croácia terminou a fase de grupos com quatro pontos e passou a República Tcheca no número de gols marcados, o que rendeu o segundo lugar da classificação. Já a Escócia ficou em último lugar e foi eliminada da competição. Agora, os croatas esperam a definição de quem será o segundo colocado do Grupo E para conhecer seu adversário das oitavas. 

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou com mais posse de bola para a Escócia, que buscou propor mais o jogo, já que precisava do resultado para avançar às oitavas de final. Mas quem abriu o placar foi a Croácia. Aos 16 minutos, Juranović cruzou da direita, Perišić subiu no segundo poste, ajeitou de cabeça para trás e Vlašić apareceu no meio da defesa e tocou de esquerda, no cantinho de Marshall.

Depois de marcar o primeiro, os croatas se empolgaram no jogo. Modrić quase ampliou a vantagem num chutaço de fora da área, que tirou tinta do travessão da Escócia. Os escoceses responderam logo em seguida com Armstrong, que despejou a bola na área, McGinn tocou de cabeça no segundo poste e Che Adams chegou atrasado na bola. Na sequência, McGregor e Robertson tabelaram dentro da área croata, a bola sobrou para McGinn, que tocou fraco e Livaković defendeu.

A Croácia voltou a aumentar o ritmo de jogo nos minutos finais da primeira etapa, mas a Escócia se fechou bem na defesa. As principais chances criadas pelos croatas foram em chutes de fora da área com Modrić e Perišić. E já aos 42’, a Escócia finalmente marcou seu primeiro gol nessa Euro e empatou a partida. Robertson cruzou da esquerda, Adams dominou, mas perdeu o controle, a zaga croata afastou mal e McGregor bateu de primeira, da entrada da área, sem chances para Livaković.

SEGUNDO TEMPO

Com a necessidade de vencer para se classificar, a Croácia começou o jogo em cima da Escócia. A primeira grande chance surgiu com Perišić, que recebeu um bolão de Modrić, saiu na cara do gol e bateu para uma defesaça de Marshall, mas o juiz apontou impedimento. A Escócia chegou perto de empatar após um cruzamento fechado de Armstrong, que McGinn não completou e acabou se chocando com o goleiro Livaković.

E num jogo lá e cá, aos 17 minutos, a Croácia voltou a estar à frente no placar. A seleção trabalhou a bola no ataque, circulou pela esquerda, Perišić tocou com Vlašić, que rolou para Modrić dar um lindo chute de trivela, de fora da área, para dar a vantagem aos croatas. Após o gol croata, ambas seleções passaram a sair de forma tímida ao ataque e arriscaram finalizações que ou foram para a linha de fundo ou que consagraram os goleiros.

Já que por baixo não era o melhor caminho para achar o gol, a Croácia recorreu à bola parada. Aos 32′, Modric bateu escanteio da esquerda e Perisic se movimentou bem na área e apareceu no primeiro poste para tocar de cabeça e aumentar a vantagem croata.

Depois de praticamente selar a vitória, a Croácia valorizou a posse de bola, enquanto a Escócia, já abatida com a derrota certa, se retraiu e o treinador Steve Clarke fez trocas para ter sangue novo em campo.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

FICHA TÉCNICA

Euro 2020 – 3ª Rodada da Fase de Grupos

Croácia x Escócia

Data: 22/06/2021, 16h (horário de Brasília)

Estádio: Hampden Park, Escócia

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)

Gols: 1ºT – 16’ Vlašić (Croácia); 42’ McGregor (Escócia) / 2ºT – 17’ Modrić e 32’ Perišić (Croácia).

Croácia (4-2-3-1): Livaković; Juranović, Lovren, Vida e Gvardiol (Barišić); Kovačić e Brozović; Perišić, Modrić e Vlašić (Ivanušec); Petković (Kramarić). Técnico: Zlatko Dalić.

Escócia: (3-5-2): Marshall; McTominay, Hanley (McKnna), Tierney; O’Donnell, Armstrong (Fraser), McGinn, McGregor, Robertson; Dykes e Adams. Técnico: Steve Clarke.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo