Cruzeiro

Cruzeiro na Copinha 2023: como vem o elenco para a disputa e o retrospecto celeste na competição

Cruzeiro na Copinha 2023
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

O sub-20 do Cruzeiro vive a expectativa para a disputa de mais uma Copa São Paulo de Futebol Júnior e vai em busca da segunda conquista na competição que terá início no dia 2 de Janeiro, data do aniversário do clube. A Raposa se encontra no Grupo 10, junto com Penapolense-SP, Capivariano-SP e Comercial-MS, e terá a cidade de Penápolis como a sede dos confrontos.

Apesar de não ter tido grandes campanhas nas competições nacionais ao longo de 2022 após a última edição, a base do Cruzeiro faturou o título mineiro da categoria e se encontram motivados para ir longe na copinha. Em seu elenco há jogadores em busca de demonstrar mais talento, técnica e maturidade com a camisa azul.

Vivendo em um período de alguns meses de trabalho da SAF comandada por Ronaldo, a base está em um processo de reconstituição. Com isso, há mais integração na vida do clube, observações constantes do comissão técnica de Paulo Pezzolano e mais jogadores estando presentes nos treinos do elenco profissional.

Esta integração foi vista inclusive no retorno para a pré-temporada. Alguns dos relacionados para a a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior estiveram nos treinamentos do time principal na Toca da Raposa II.

Na última Quarta (28), o clube realizou a divulgação dos 30 atletas inscritos para a competição, confira:

Goleiros: Ítalo Brito, Marcelo, Otavio e Ygor;

Defensores: Bruno Alves, Henrique Silva, Ítalo Isaac, Mayan, Pedrão, Rafael, Tarcísio, Vitinho e Weverton;

Meio-campistas: Gui Meira, Henrique, Ian, Japa, Jhonnatam, Malheiro, Murilo, Rhuan Gabriel e Xavier;

Atacantes: Arielson, Denilson, João Rodrigues, Jhosefer, Kauan, Luís Fernando, Robert e Ruan Silva;

Técnico: Fernando Seabra

Observando a composição, o Cruzeiro adotará uma filosofia de trazer um elenco mais jovem. Dos 30 jogadores, 14 destes possuem idade igual ou abaixo de 17 Anos, a maioria esteve presente no título Mineiro do Sub-17 diante do Atlético.

Em entrevista ao canal oficial do Cruzeiro, o técnico Fernando Seabra, abordou um pouco sobre a preparação e a composição do time:

– O Cruzeiro chega com um time muito motivado, está trabalhando muito bem na preparação, e um elenco extremamente jovem, onde o nosso principal objetivo é proporcionar experiência de jogo. No elenco não temos nenhum jogador que já jogou Copa São Paulo.

Confira na íntegra a entrevista completa:

O time terá dois desfalques importantes que estarão em preparação com a seleção brasileira Sub-20 para o sul-americano. O zagueiro Weverton, que está inscrito na copinha mesmo indisponível, e o lateral esquerdo Kaiki Bruno.

Confira a tabela do Cruzeiro nesta fase de grupos:
GRUPO 10 – PENÁPOLIS

  • 2/1/2023 (Segunda-feira): Cruzeiro x Comercial-MS
  • 5/1/2023 (Quinta-feira): Capivariano-SP x Cruzeiro
  • 8/1/2023 (Domingo): Penapolense x Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

RETROSPECTO DO TIME NA COPINHA

No histórico do Cruzeiro na competição, o clube conquistou a taça uma única vez e dois vice-campeonatos (1996 e 2002) em 40 participações. O título ocorreu em 2007, de forma invicta, quando venceu o São Paulo na final em decisão por pênaltis, após o empate por 1 a 1. Na época, a equipe foi comandada pelo técnico Enderson Moreira.

Relembre a campanha do título de 2007*:
Grupo I (Amparo):

  • 1ª Rodada: 2×0 vs Portuguesa-SP
  • 2ª Rodada: 6×0 vs Náutico-RR
  • 3ª Rodada: 1×1 vs Amparo-SP

Fase mata-mata

  • 2ª Fase: 3×2 vs Corinthians
  • Oitavas: 2×1 vs Vitória-BA
  • Quartas: 6×2 vs São José-SP
  • Semi: 5×4 vs São Bernardo-SP
  • Final: 1×1 (6×5 pên.) vs São Paulo

Time que disputou a final no Pacaembu: Rafael; Aldo (Marcos), Maicon, Wellington e Anderson; Paulinho, Carlos Magno, Carlos (Luis Fernando) e Guilherme; Vinícius (Simões) e Jonathas. Técnico: Enderson Moreira.

(*Dados extraídos do Wikipédia)

Na última década do Cruzeiro na Copinha, entre 2010 e 2020, o time só chegou entre os quatro melhores em somente uma oportunidade, quando chegou na semifinal em 2016 e acabou sendo eliminado pelo Corinthians na Neo Química Arena. Um elenco composto por alguns destaques que viriam a despontar no futebol profissionalnal, como Vitinho, Fabrício Bruno, Murilo e Rick Sena.

Em outras disputas na década além de 2016, as melhores campanhas foram as Quartas de Final em três edições (2010, 2013 e 2019).

Na última participação em 2022, o clube também chegou nas quartas, onde parou diante o São Paulo comandado por Alex, ídolo celeste que fez história na tríplice coroa em 2003. Confira alguns jogadores que foram destaque:

– Geovane Jesus: Após a disputa da Copa São Paulo, o lateral-direito se fixou no time principal, acabou sofrendo lesão em maio e retornou dois meses depois, sendo presença constante durante a campanha do acesso na Série B. Além de lateral, o jogador desempenhou funções de zagueiro e meia direita. Geovane foi vendido ao FC Dallas (EUA) em Dezembro por cerca de R$ 8 milhões.

– Denivys: Foi considerado como o melhor goleiro da Copinha com grandes defesas na campanha celeste e subiu para o elenco profissional, mas só atuou por duas vezes no Campeonato Mineiro contra a URT e o Tombense, sendo reserva em muitas oportunidades. Em 2023, está emprestado ao Athletic para o Estadual.

– Ageu: O meio-campista jovem de 20 anos marcou dois gols em quatro partidas, e esteve presente na relação de Paulo Pezzolano. Atuou em campo por três vezes, além de presença constante nos treinos do time principal, inclusive na relação que retornou para a pré-temporada de 2023.

– Vitor Roque: Foi destaque no Campeonato Mineiro e ovacionado pela torcida, mas acabou saindo no início da Série B em transferência “conturbada” para o Athletico-PR. Onde construiu sua ascensão na carreira e foi indicado como um dos melhores jogadores da CONMEBOL Libertadores.

– Weverton: Titular por 13 vezes no time principal de 2021, o zagueiro teve menos oportunidades em 2022, mas seguiu se destacando pela base celeste, inclusie com convocações para a seleção brasileira Sub-20.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo