Cruzeiro
Próximo adversário do Cruzeiro, Avaí tem apenas uma vitória no histórico do confronto
— Continua depois da publicidade —
Próximo adversário do Cruzeiro, o Avaí, tem um retrospecto negativo em confrontos contra o clube mineiro. Em 12 oportunidades, o time de Santa Catarina venceu a Raposa apenas uma vez, no Brasileirão de 2017, no Estádio Aderbal Ramos da Silva.
Naquela oportunidade, o Avaí marcou um gol com Junior Dutra ainda no primeiro tempo e segurou o ataque cruzeirense, que teve 72% de posse de bola e 26 finalizações, sendo nove em direção ao gol. Em 2017, o Cruzeiro terminou o Brasileirão em quinto lugar e foi campeão da Copa do Brasil. No elenco daquele time, Fábio, Léo e Henrique estão atualmente no plantel celeste.
Apesar do Cruzeiro ter perdido apenas uma vez para o clube catarinense, o retrospecto não é de supremacia mineira. São três vitórias da Raposa contra o Avaí e oito empates. O primeiro jogo da história do confronto, em 2009, teve uma vitória do time mineiro por 1 a 0, com gol marcado por Zé Carlos. Curiosamente, o volante Henrique, que está no atual elenco da equipe celeste, também jogou essa partida.
Dentro desse retrospecto, o Cruzeiro já balançou as redes do Avaí 18 vezes e foi vazado 12. Com certeza, o confronto de 2011 contou muito para a somatória de gols feitos pelo time mineiro, já que naquela oportunidade, a Raposa fez um placar de 5 a 0 no time Catarinense. Fabrício, Thiago Ribeiro, Ortigoza, Montillo e Anselmo Ramon marcaram os gols. Outra curiosidade é que Fábio e Léo, que ainda vestem a camisa azul, também estavam nessa goleada.
O time comandado por Ney Franco precisa quebrar o histórico majoritário de empates nesse confronto, pois um placar igual para cada lado não é favorável ao clube celeste, que jogará em casa. O Avaí está a duas posições do Cruzeiro, com dois pontos a mais, uma vitória é essencial para a Raposa subir na tabela de classificação.
A Raposa enfrenta o Avaí pela 13ª vez na próxima sexta-feira (25), às 21h30, no estádio Mineirão, em jogo válido pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Veja também: Cruzeiro precisa vencer os dois próximos jogos para seguir rumo ao acesso, aponta estudo