Em 2021, o Cruzeiro atuou como mandante em oito partidas, vencendo dois jogos seguidos em apenas uma única oportunidade. Instável dentro de seus domínios, a Raposa tem dificuldade de marcar gols como mandante, falhando em sua busca por melhores resultados no Mineirão. Veja o retrospecto celeste nas duas últimas temporadas:
O retrospecto nesta temporada
O Cruzeiro estreou em casa com o pé esquerdo este ano. Logo no primeiro jogo no Mineirão, pela segundada rodada do Campeonato Mineiro, derrota por 1 a 0 para a Caldense. Depois disto, a equipe só voltou ao Gigante da Pampulha na quarta rodada, quando venceu o Athletic por 1 a 0. Dois jogos depois, empate por 0 a 0 com a Tombense.
As vitórias consecutivas só vieram nos dois próximos jogos: 1 a 0 contra o Atlético, no Clássico Centenário, e goleada por 4 a 0 na Patrocinense, duas rodadas depois. Encerrada a primeira fase do Mineiro, veio o confronto com o América nas semifinais. Logo no primeiro jogo, derrota por 2 a 1 em casa.
Após a eliminação no estadual, o Cruzeiro então só voltou a atuar como mandante mais de um mês depois, já em junho, contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil. O clube venceu o confronto por 1 a 0 e largou na frente pela terceira fase do torneio. Porém, neste último domingo (6), mais um revés: derrota por 4 a 3 para o CRB na estreia em casa pela Série B.
O aproveitamento celeste
Até a data da reportagem, o clube carrega 50% de aproveitamento em casa, números ainda aquém do desempenho que se espera de um mandante. No último ano, esse fator foi decisivo para que o time não se classificasse de volta para a Série A.
Jogando em casa, na temporada 2020-21, o Cruzeiro venceu apenas 40,7% dos jogos. Foram 11 vitórias em 27 confrontos como mandante. Pela Série B, os números até foram um pouco superiores, com a Raposa vencendo 43,8% dos confrontos, mas ainda muito abaixo da média geral dos times do G4, que tiveram aproveitamento igual ou superior a 66,6% em seus domínios.
Dos 11 gols do time como mandante este ano, sete foram feitos em apenas dois jogos (quatro contra a Patrocinense e três contra o CRB), nos outros seis confrontos a equipe celeste marcou apenas quatro vezes, tendo uma média menor que 0.7 gol por partida.
Próximos duelos em casa
A próxima partida do Cruzeiro no Mineirão ocorrerá no próximo dia 12 de junho, pela terceira rodada do Brasileirão. O clube vai enfrentar o Goiás, que chega invicto no campeonato, com 4 pontos em dois jogos. Ainda neste mês, a equipe celeste enfrenta Vasco e Guarani em Belo Horizonte, em confrontos previstos para os dias 23 e 29/06, respectivamente.