A equipe do Cruzeiro conheceu seu 6º empate no Campeonato Brasileiro de 2023, nesse último domingo (6), frente ao líder da competição, Botafogo. É o terceiro jogo sem balançar as redes nas últimas 4 partidas, marcando apenas no confronto frente ao Athlético-Pr; Ao todo são 56 finalizações do Cruzeiro e apenas 3 gols marcados nestes 4 duelos, o que equivale a aproximadamente 5% de efetividade nas finalizações.
O ataque cruzeirense tem sido um ponto muito discutido da equipe, e mesmo apresentando melhora e volume de jogo, não consegue furar a defesa adversária e balançar as redes. A Raposa é apenas o 11º melhor ataque do campeonato, com 19 gols marcados, empatado com o Santos e o lanterna América-MG.
A esperança de gols passa agora pelos pés dos recém chegados, Arthur Gomes, que estreou deixando 2 contra o Furacão, e Matheus Pereira, que apesar da boa partida realizada dos jogadores, não foi suficiente para tirar o zero do placar e sair do Mineirão com um resultado pra lá de favorável contra o líder do campeonato.
Outro jogador que chegou para o setor foi Raphael Elias, que também entrou em campo no segundo tempo na vaga de Gilberto; Este vem sendo muito criticado, pois veio no começo da temporada, com a promessa de ser o homem gol da equipe, mas até agora não deslanchou e tem apenas 6 gols na temporada. Apesar de não ter balançado o barbante, GIlberto mostrou bastante garra e foi participativo, saindo aplaudido de campo. Já Raphael Elias, entrou também com bastante gana, mas esbarrou numa noite inspirada de Lucas Perri, goleiro do Botafogo.
Com o empate, o Cruzeiro chega aos 24 pontos, mesma pontuação do rival Atlético-MG e do Internacional, e ocupa a 11ª colocação dados os critérios de desempate. O próximo duelo da Raposa será contra o Palmeiras, no Allianz Parque, na próxima segunda-feira (14).