O Cruzeiro vive a expectativa de estrear pela Série A do Campeonato Brasileiro neste domingo (16), diante do Corinthians, na Neo Química Arena na capital paulista. O duelo marca o retorno da equipe celeste, após três anos longe da elite do futebol brasileiro.
Em seu histórico de confrontos pelo Brasileirão Série A, desde o começo da era dos pontos corridos do campeonato em 2003, o Cruzeiro tem uma linha de “equilíbrio” nas estatísticas em estreias. São sete vitórias, quatro empates e seis derrotas ao todo, com um aproveitamento total de 49,01%. Nas edições em que participou na Série B, em jogos da primeira rodada, a Raposa venceu somente em 2021.
O Cruzeiro ainda busca quebrar um “tabu” em começos de campeonato. Em suas duas últimas partidas de estreia, antes do rebaixamento, o clube celeste foi derrotado nas duas últimas edições em que participou, em 2018 e 2019, diante de Grêmio e Flamengo, respectivamente. A última vitória ocorreu em 2017, ao bater o São Paulo no Mineirão.
Uma curiosidade é que, em estreias nos anos em que foi Campeão Brasileiro, a Raposa não perdeu em nenhuma das ocasiões. Empatou em 2003 diante do São Caetano em 2 a 2 no Mineirão, e venceu na campanha do bicampeonato, goleando o Goiás no Independência por 5 a 0 em 2013, além de bater o Bahia por 2 a 1 na Fonte Nova em 2014.
Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.