Campeonato Brasileiro - Série B
Em jogo de número 100, Cruzeiro e Vasco duelam por mais três pontos na Série B
— Continua depois da publicidade —
POR: Jéssica Mayara e Leonardo Cardoso
Nesta quinta-feira (24) o Cruzeiro recebe o Vasco da Gama, no Mineirão. O jogo é válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B e marca o duelo de número 100 entre as equipes. Com grande histórico, os clubes já decidiram final de Brasileirão e diversos mata a mata, entre Copa do Brasil e Libertadores.
O Vasco da Gama saiu vitorioso em 1974 na decisão do campeonato nacional e em 1998 eliminou o clube mineiro na Libertadores que conquistou no ano do centenário. Enquanto isso, o Cruzeiro deu o troco em 2003, quando Alex e companhia eliminaram o Vasco em São Januário. O jogo foi válido pelas quartas de final daquela edição de Copa do Brasil.
Em 2018, estavam no mesmo grupo da Libertadores e o time celeste aplicou 4 a 0 no Rio de Janeiro, depois de empatar em Belo Horizonte em 0 a 0.
Agora a história é diferente, o Cruzeiro foi rebaixado para a série B em 2019 e não conseguiu retornar em 2020. É seu segundo ano na competição. Enquanto o Vasco da Gama está no quarto rebaixamento. É a primeira vez que os clubes vão se enfrentar pela série B do Campeonato Brasileiro.
Justamente por isso, esse confronto marcará o reencontro das equipes após dois anos sem o “clássico” duelo.
NA SÉRIE B 2021…
O Cruzeiro chega para o confronto após uma sequência divergente na competição. Até aqui, são três derrotas, um empate e uma vitória. Com quatro pontos, o time celeste atualmente está na zona de rebaixamento da Série B.
Com o desfalque de Weverton, expulso no último duelo da Raposa, o Cruzeiro conta com o retorno de Raúl Cáceres e Marco Antônio, que se recuperaram de Covid-19.
Por isso, o Cruzeiro que Mozart deve escalar é: Fábio; Cáceres, Ramon, Eduardo Brock, Matheus Pereira; Flávio, Marcinho e Giovanni; Bruno José, Felipe Augusto e Rafael Sóbis.
Já o Vasco chega para a partida com sete pontos conquistados na competição. Até o momento são duas vitorias, duas derrotas e um empate. Atualmente em décimo lugar na série B, o time comandado por Marcelo Cabo foi considerado por muitos o grande favorito a subir e conquistar o torneio.
Mas, a confiança virou desconfiança nos torcedores, principalmente depois dos resultados negativos contra Operário e Avaí.
Veja mais: Recém-chegado ao Vasco da Gama, Rodrigo Dias espera dar continuidade ao trabalho feito na base
O Vasco terá desfalques importantes. O goleiro Vanderlei e o volante Rômulo não atuarão, pois foram diagnosticados com Covid-19. O provável time será: Lucão; Zeca, Ernando, Leandro Castan e Riquelme; Bruno Gomes, Andrey (Galarza), Morato, Marquinhos Gabriel e MT; Germán Cano.
MINEIROS NA FRENTE?!
Cruzeiro e Vasco já se enfrentaram 99 vezes. E a vantagem é azul. Até aqui, foram 36 vitórias celestes e 31 do time do Rio de Janeiro. Os demais 32 jogos terminaram em empate. Ao todo, foram 148 gols marcados pelos cruzeirenses e 127 pelos vascaínos.
Em solo mineiro, o clássico traz um tabu. Há cerca de quatro anos, o Vasco não vence o Cruzeiro no Mineirão. A última vez que os cariocas conseguiram esse feito foi em 2017, quando terminaram o confronto com o placar de 1 a 0.
Desde então, foram três jogos disputados, com dois empates e uma vitória azul. O que será do 100° confronto da história de Cruzeiro e Vasco? Para saber, acompanhe todas as emoções da partida, em tempo real, no Esporte News Mundo.
Para saber tudo sobre a Série B, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.