Cruzeiro

Cruzeiro voltará a enfrentar Náutico pela Copa do Brasil após 30 anos

Cruzeiro
Foto: Divulgação/Staff Images/Cruzeiro

O maior campeão da Copa do Brasil conheceu nesta quarta-feira (29), o seu adversário na terceira fase da competição, após o sorteio feito pela CBF. O Cruzeiro irá enfrentar o Náutico, sendo a ida prevista para o dia 12 de abril em Recife (PE), e a decisão em casa no dia 26 de abril, em Belo Horizonte (MG).

A Raposa ingressou direto na terceira fase, devido ao título da Série B de 2022, enquanto o Náutico teve de passar por São Bernardo-SP e Vila Nova-GO nas etapas anteriores.

O duelo volta a ter a Copa do Brasil como motivo, após diversos duelos pelo Campeonato Brasileiro, tanto na Série A, quanto os mais recentes na Série B. A última vez que Raposa e Timbu se enfrentaram pelo torneio foi nas oitavas de final de 1993, ano da primeira conquista celeste da copa.

No jogo de ida, no estádio dos Aflitos, o Náutico saiu na frente do confronto por 1 a 0, com gol de Paulo Leme. No entanto, o Cruzeiro reverteu no Mineirão, vencendo por 2 a 0, com gols de Nonato e Nivaldo, avançando para as Quartas de Final na época.

Em outro mata-mata, que marcou os primeiros duelos entre as equipes, aconteceu pela semifinal da Taça Brasil de 1967. O Cruzeiro venceu a ida no Mineirão por 2 a 1, e o Náutico venceu a volta na Ilha do Retiro por 3 a 0, e como na época não havia ‘placar agregado’ no regulamento, foi forçado a uma terceira partida.

No jogo de desempate, também em Recife, empate por 0 a 0, mas que classificou o Timbu pelo critério de saldo de gols. A equipe Pernambucana ficou o vice-campeonato brasileiro, ao ser derrotado pelo Palmeiras na decisão.

Desde a última vez do confronto na Copa do Brasil, segundo o site ‘Cruzeiropédia’, foram 18 encontros entre os clubes, sendo 10 Vitórias celestes, 5 Empates e 3 Vitórias do Timbu. Além disso, neste retrospecto, o Cruzeiro mantém um tabu diante do Náutico há 14 Anos, com a última derrota ocorrendo no dia 17 de maio de 2009, quando o time Pernambucano venceu por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, no estádio dos Aflitos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo