Recentemente contratado pelo Atlético-MG, Cuca figurou o quinto lugar da lista de melhores treinadores da América do Sul, promovida pelo jornal El País, do Uruguai. Ao todo, foram 390 jornalistas do continente inteiro para eleger os melhores técnicos da temporada 2020.
Cuca foi vice-campeão da Libertadores 2020 com o Santos e recebeu 20 votos, ficando na quinta posição. O ex-técnico do Atlético-MG, Jorge Sampaoli, ficou em sétimo, com cinco votos. No topo da lista está Marcelo Gallardo, do River Plate, que recebeu 54% dos votos.
Inclusive, Cuca ficou à frente de Tite, treinador da Seleção Brasileira. Dentre os treinadores que atuam no Brasil, o que teve melhor colocação foi Abel Ferreira, campeão da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil com o Palmeiras. Hernán Crespo, que foi recentemente contratado pelo São Paulo, ocupou a segunda posição pelo título da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia. Na quarta posição ficou Miguel Ángel Russo, treinador do Boca Juniors.
Cuca já foi oficializado como novo técnico do Atlético-MG, mas ainda não se apresentou devido ao quadro de saúde de sua mãe, infectada com a Covid-19. Jorge Sampaoli, por outro lado, é treinador do Olympique de Marselha e começou a trabalhar na França nessa segunda-feira (8).
Lista completa
- Marcelo Gallardo – Argentina / 211 votos (54%)
- Hernán Crespo – Argentina / 70 votos (17%)
- Abel Ferreira – Portugal/ 43 votos (11%)
- Miguel Ángel Russo – Argentina / 21 votos (5.3%)
- Cuca – Brasil / 20 votos (5.1%)
- Tite – Brasil / 13 votos (3%)
- Jorge Sampaoli – Argentina / 5 votos (1%)
- Ricardo Ferretti – Brasil / 1 voto (0.2%)
- Gerardo Martino – Argentina / 1 voto (0.2%)
- Óscar Tabárez – Uruguai / 1 voto (0.2%)
- Francisco Arce – Paraguai / 1 voto (0.2%)
- Gustavo Alfaro – Argentina / 1 (0.2%)
- Pablo Repetto – Uruguai / 1 (0.2%)
- Miguel Ángel Ramírez – Espanha / 1 (0.2%)