A segunda prova do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E em Xangai foi um verdadeiro presente para os entusiastas do automobilismo na Ásia neste domingo (26).
Apesar de ter um número menor de voltas, o circuito chinês proporcionou uma corrida repleta de ultrapassagens, ataques e muita emoção, mantendo a imprevisibilidade até o final.
Quem se destacou foi o português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), que soube administrar melhor o consumo da bateria e conquistou a vitória.
O pódio foi completado pelo britânico Jake Hughes (NEOM McLaren) e pelo francês Norman Nato (Andretti).
O neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) terminou em quarto lugar no Circuito Internacional de Xangai, aumentando sua vantagem na liderança do campeonato da Fórmula E com 167 pontos, 25 a mais que o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que enfrentou problemas com os pneus e não pontuou na segunda corrida em Xangai.
Os brasileiros não conseguiram pontuar na corrida 2 em Xangai. Lucas di Grassi (ABT Cupra) terminou em 19º e ainda foi punido duplamente, o que terá consequências no próximo e-Prix em Portland.
Di Grassi foi considerado culpado pela direção de prova por empurrar Dan Ticktum (ERT) e Jehan Daruvala (Maserati) para fora da pista em momentos distintos e perderá seis posições no grid de largada da primeira prova nos Estados Unidos.
Sérgio Sette Câmara (ERT), por sua vez, esteve sempre no pelotão de fundo, tentando poupar bateria para o final da corrida, e acabou em 18º.
Restam agora quatro corridas para o final da décima temporada dos carros elétricos. A próxima etapa será em Portland, nos Estados Unidos, nos dias 29 e 30 de junho, com mais uma rodada dupla. As últimas corridas acontecerão em Londres, no Reino Unido.
Com a vitória em Xangai, António Félix da Costa se juntou aos pilotos da Jaguar e ao seu companheiro de equipe na TAG Heuer Porsche, cada um com duas vitórias em 2024.
Essas duas equipes dominam a classificação geral, com a Jaguar TCS Racing liderando o Campeonato Mundial de Equipes da FIA com 299 pontos e a Porsche liderando a classificação de Construtores com 337 pontos.
“Estou muito feliz com o que conseguimos construir. Tem sido uma grande sequência de corridas desde São Paulo, com provas quase a cada duas semanas. Temos avançado e construído um pouco mais a cada fim de semana”, disse o português.
Com uma gestão de energia e desempenho superiores, Da Costa tirou a liderança de Nato na volta 16 e manteve sua posição até o final da corrida de 28 voltas, resistindo ao ataque tardio de Hughes que tentou alcançar o topo do pódio.
“Tivemos alguns sextos lugares, alguns quintos lugares, e agora tivemos três vitórias nas últimas seis ou sete corridas. Definitivamente, temos um bom momento. Foi uma pena como o ano começou, além da perda de vitória em Misano, mas, fora isso, acho que temos um carro e um piloto (Pascal) disputando o campeonato”, acrescentou Da Costa.
Jake Hughes, que havia garantido a Julius Baer Pole Position por apenas 0,001 segundos, conseguiu seu primeiro pódio na Fórmula E em meio a uma competição acirrada, terminando em segundo lugar.
“Já era hora, não é? Acho que abordei a corrida de forma bastante diferente hoje. Acho que é justo dizer que essas corridas de pelotão não foram gentis comigo e eu também não ajudei a situação”, comentou Hughes.
Xangai atraiu quase 40.000 espectadores para o fim de semana de rodada dupla, marcando a primeira corrida da série na China desde a quinta temporada.