O Bahia voltou a vencer no Campeonato Brasileiro na noite desta quarta-feira (20). Com gol de Thiago, o Tricolor bateu o Athletico por 1 a 0 na Fonte Nova. Em entrevista coletiva, o técnico Dado Cavalcanti relata o alívio que foi o resultado para o elenco.
– Inegável que representa um alívio. Não só para mim, mas para todo mundo. Não estou aquém, não estou numa condição diferente de nenhum torcedor do Bahia ou de nenhum membro da comissão técnica ou atleta. Estamos todos aqui extremamente comprometidos em tirar o Bahia dessa situação. Esse triunfo nos traz um alívio. Essa jogada do gol, que aconteceu, também fazendo um parêntese e um comentário, foi algo que nós trabalhamos, de atacar a última linha. O detalhe da jogada aconteceu no timing correto do Rossi com o Gregore. Quando Gregore já dominou a bola, o Rossi já fez menção para atacar a última linha, e o Gregore acertou um passe milimétrico, dando contribuição para que o Rossi penetrasse, temporizasse um pouquinho mais, esperando a chegada do nosso extrema oposto, porque Thiago é muito rápido e muito bom nessas bolas que vêm de um lado. Ele chega do outro finalizando. Então esse gol também é simbólico em relação ao que foi trabalhado durante esse tempo de preparação para o jogo – afirmou.
Outro fato a ser destacado é que o Bahia não sofreu gols na partida. Pelo Campeonato Brasileiro, isso não acontecia desde o dia 8 de novembro quando venceu o Botafogo na Fonte Nova por 1 a 0. O treinador destaca o desempenho coletivo da equipe, não só na defesa.
– Eu comento o feito da equipe. Eu já tinha falado isso em outros jogos, que, no meu entendimento, o Bahia toma muitos gols, é um dado quantitativo extremamente relevante, que nunca foi passado para segundo plano. Porém, nunca caracterizei essa forma de julgamento, de setor. Assim como hoje, por exemplo, nós não precisamos contar com o Douglas, porque toda a equipe teve um comprometimento e uma compactação muito maior defensivamente. Hoje o Bahia não tomou gols. Nós tivemos um feito não só dos nossos zagueiros, dos nossos defensores. Acredito muito que o tripé de meio contribuiu demais, porque o Athletico, que é tão bom nas jogadas por dentro, não conseguiu fazê-lo. Acredito que o nosso encaixe de área também foi muito bom, principalmente o lateral oposto, já que o Athletico faz metade dos seus gols em cruzamentos. Nos vários cruzamentos que houve no jogo, os nossos laterais, principalmente o Nino, muito bem no jogo hoje, esteve absoluto na marcação, no encaixe de área, na entrada por trás. E isso sobrou pouquíssimo espaço e poucas possibilidades para o nosso adversário fazer o gol. Assim como caracterizei que não era a defesa do Bahia que tomava gols, era a equipe. Hoje também enalteço que a nossa equipe, de forma coletiva, também teve mérito demais para vencer e não ter tomado gol – disse o treinador tricolor.
Dado ainda cita a importância do resultado ao Bahia, mesmo com o desempenho inferior. Ele cita partidas em que o time foi superior ao adversário, mas saiu de campo com o resultado negativo, como o confronto contra o Grêmio na derrota por 2 a 1.
– O resultado é sempre o mais importante, em todos os contextos, visto que, nos outros jogos em que nós fomos superiores, por exemplo, e não vencemos, a nossa performance ficou em segundo plano. Lógico que, como treinador, como comandante, preciso avaliar todos os lados. Não posso generalizar e não posso também entender que está tudo resolvido, mudamos da água para o vinho, está tudo perfeito. Não. Tenho consciência do que pode ser melhorado. Mas vamos valorizar o resultado, como também já se valorizou muito o resultado adverso em outros momentos. Falando em relação à confiança para jogar, tem que enaltecer, também, a defesa do nosso adversário. Acho que o Athletico tinha tomado dois gols nos últimos oito jogos, não me lembro ainda, posso até estar falando algo precipitado. Mas eu sei que o Athletico tem uma das melhores defesas do campeonato. É um time que marca muito próximo, muito compacto. E que traz dificuldades para qualquer equipe, seja para o líder do campeonato, seja para o Bahia. Então as nossas dificuldades também precisam ser levadas em consideração pela postura que o adversário tem defensivamente.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)