Guarani

Daniel Paulista define estilo de jogo no Guarani: ‘Coletivamente forte’

Daniel Paulista define estilo de jogo no Guarani: 'Coletivamente forte'
Crédito: Thomaz Marostegan / Guarani FC

Daniel Paulista foi apresentado oficialmente à imprensa como novo treinador do Guarani, na última segunda-feira, em entrevista coletiva virtual de imprensa.

Desligado do Confiança há 15 dias, treinador respondeu sobre qual estilo de jogo pretende implementar no Bugre no decorrer da Série B do Campeonato Brasileiro.

+ Daniel Paulista minimiza pressão no Guarani: ‘Vim para fazer meu melhor’

“Eu acho que a questão da montagem da estratégia de jogo é muito em desenvolvimento das características dos atletas que você tem em mãos. O time do Confiança foi montado para uma estratégia. Essa estratégia, é lógico, se alterou um pouco de acordo com o adversário. Pelas características dos jogadores que nós tínhamos em mãos, era a melhor estratégia que nós víamos para nossa equipe”, pontuou.

“Hoje, o Guarani tem outros jogadores. São outros atletas com características diferentes. Tendo um conhecimento sobre esses atletas, nós vamos procurar montar a melhor filosofia de trabalho para que a gente possa extrair o melhor do individual de cada um deles para que o nosso coletivo se sobressaia dentro da partida. Que o Guarani tenha uma equipe coletivamente muito forte, tanto ofensivamente quanto defensivamente. Que cada atleta, na sua função, possa saber claramente a função que ele tem que desempenhar”, acrescentou.

Paulista continuou a explanação a respeito do tema:

“Com relação à questão de estilo de jogo e de modelo de jogo, eu acho que isso vai muito das características dos atletas que a gente vai ter em mãos. Por isso que o trabalho do dia a dia é extremamente importante para ter esse conhecimento maior das características dos nossos atletas, das qualidades que eles têm, jogando em diversos tipos de sistema e em algumas variações que possam acontecer durante as partidas. É lógico que o meu modelo de jogo preferido é uma equipe para frente e uma equipe que busque o ataque e que busque o gol”, projetou.

“Eu tiro como exemplo o meu último trabalho: o Confiança sendo uma equipe muito ofensiva em termos de buscar esse poderio e de marcar gols. É lógico que, em determinados momentos, a equipe também tem que ter e saber jogar de uma forma mais reativa e de um modelo mais defensivo, de acordo, talvez, com a característica do adversário. Tudo isso vai da sequência de jogos e do desenvolvimento do trabalho. Isso, com o dia a dia, a gente vai procurando estar sempre evoluindo”, finalizou.

PONTO CHAVE

Já cobrado pelo acesso, Paulista também admitiu que a bola parada pode ser um ponto importante a ser aprimorado pelo Guarani – ofensiva e defensivamente – nesta temporada.

“A gente vê e enxerga, não só no Guarani, mas em qualquer campeonato hoje disputado, a bola parada é fundamental. Então é um ponto que nós temos específico dentro do nosso trabalho para que a gente treine situações de bola parada ofensiva e ensaie jogadas ensaiadas. Eu acho que a bola parada, hoje, é extremamente decisiva no aspecto ofensivo. Da mesma forma também, a gente não pode descuidar da parte defensiva das bolas paradas”, declarou.

“É uma situação também que a gente tem que ter o cuidado. A gente tem que ter o nosso treinamento nesse aspecto para que a gente tenha sempre uma defesa muito sólida e sofra o mínimo de gols possíveis defensivamente. Lá na frente também, da mesma forma, a gente possa, ao contrário de lá atrás, fazer o máximo de gols possíveis”, completou.

O QUE VEM POR AÍ?

Em busca de reforços, Guarani, na segunda semana cheia após eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, estreia na Série B do Campeonato Brasileiro na sexta-feira, em 28 de maio, diante do Vitória, a partir das 19h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo