Neste sábado (25), às 16h30, no Mineirão, Atlético-MG e América-MG medem forças pelo Campeonato Mineiro. O duelo, válido pela sétima rodada do Estadual, será decisivo para definir quem ficará com a primeira colocação geral da primeira fase da competição, que atualmente, pertence ao Galo.
Por se tratar de primeiro, este também será o jogo de número 1 do Mineirão em 2023. Com o imbróglio envolvendo o Cruzeiro e a administração do estádio, o Gigante da Pampulha ainda não chegou a ser utilizado neste ano para partidas de futebol. A partida de estreia será o clássico e na próxima quarta-feira também sediará o duelo da Libertadores para o Atlético, contra o Carabobo.
COMO CHEGA O GALO?
O Atlético vem com dúvidas para o seu torcedor. Depois da partida apagada no meio de semana, no empate em 0 a 0 contra o Carabobo, a equipe alvinegra teve pouco tempo de descanso por conta da viagem extensa e é possível que tenha mudanças no time titular, também para preservar para o duelo de volta da Libertadores.
O futebol ainda não encaixou e o trabalho de Coudet, que ainda está em fase inicial, pede desempenho mais vistoso, apesar dos resultados serem satisfatórios. Foram sete jogos até aqui, com cinco vitórias e dois empates.
No entanto, as duas vezes que terminou empatado foram nos confrontos de maior exigência – o clássico contra o Cruzeiro e a estreia na pré-Libertadores. Por isso, uma certa pressão sob o trabalho de Eduardo Coudet se inicia em parte da torcida.
A provável escalação do Galo deverá ser: Everson; Mariano (Saravia), Bruno Fuchs, Jemerson e Rubens (Dodô); Allan, Edenilson, Patrick (Igor Gomes) e Pedrinho; Paulinho (Vargas) e Hulk.
E O AMÉRICA?
O Coelho chega ao clássico na segunda melhor colocação geral do torneio. Com a continuidade do trabalho de Vagner Mancini, que está no comando técnico do clube há longo período, e a manutenção do elenco base da última temporada, o América tem conseguido apresentar um futebol consistente.
Em seis jogos no ano, o alviverde conquistou quatro vitórias e dois empates, alcançando a liderança isolada do Grupo B.
Outro ponto que pode pesar a favor do América é o calendário. Diferentemente do Atlético, que disputa Mineiro e Libertadores simultaneamente, o Coelho foca todas as suas atenções no Estadual. Se o Galo teve compromisso diante do Carabobo no meio de semana, o alviverde conseguiu se preparar com calma para o clássico. O último confronto da equipe foi na sexta-feira (10), contra o Ipatinga, no Vale do Aço.
Provável escalação: Matheus Cavichioli, Nino Paraíba, Éder, Ricardo Silva, Nicollas, Alê, Juninho, Benítez, Felipe Azevedo, Dadá Belmonte, Aloísio