Fora de casa, o Porto venceu o Benfica nesta sexta-feira, 7, pela 27ª rodada do Campeonato Português. Em jogo equilibrado e de poucas oportunidades, os Encarnados saíram em vantagem com Gonçalo Ramos, mas Uribe e Taremi viraram para o time de Sergio Conceição, que controlou e não deixou os donos da casa se distanciarem ainda mais na briga pelo título.
Durante todo o primeiro tempo, o jogo foi muito equilibrado e com poucos destaques. Logo aos nove, na primeira investida, o Benfica abriu o placar com Gonçalo Ramos. Bah avançou pela lateral, cruzou e o centroavante cabeceou, com Odisseias rebatendo com as costas para dentro do gol.
Fora isso, os duelos no meio-campo comandou os dois lados e pouco se criou no ataque. Antes do intervalo, em boa jogada trabalhada no ataque, Pepe ajeitou com peito e Uribe bateu de primeira para empatar. A virada quase veio três minutos depois com Galeno recebendo a bola em contra-ataque e chutando colocado, mas o VAR anulou por impedimento.
Apesar de pouco criar, o ímpeto e a organização do Porto foi mais eficiente e elevou isso no segundo tempo. Aos 10 minutos, Taremi recebeu livre na grande área e chutou rasteiro para virar o jogo. Em desvantagem, o Benfica pouco fez para tentar o empate ou a virada. O time ficou refém de um Rafa Silva apagado, que não foi decisivo e ficou sem brilho diante da marcação.
Enquanto o coletivo não funcionou, o Porto controlou o jogo, se aproveitou do tempo passando e apenas garantiu um resultado importante para a vitória. O Benfica não criou, não investiu e as mudanças de Roger Schmidt não surtiram efeito em busca de mudar o ímpeto e o momento do time.
A vitória coloca o Porto com 64 pontos, diminuindo a diferença para sete pontos contra o líder Benfica. No próximo sábado, 15, o time do Dragão enfrentará o Santa Clara, às 16h30 (de Brasília). Os Encarnados receberão a Inter de Milão na terça, 11, às 16h, pelo jogo de ida das quartas de final da Champions League.