Enquanto o futebol brasileiro está em pausa, o mundo vive os seus grandes momentos com mais uma Data FIFA neste ano. Nesta quarta-feira (15) de feriado, o dia ficou marcado por mais um dia de Mundial Sub-17, na Indonésia, com mais seleções garantidas nas oitavas de final.
Além disso, tivemos a abertura da fase de grupos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 na África, duelo atrasado pelas qualificações para a Eurocopa 2024, e um amistoso de peso na Europa. Confira o resumão:
COPA DO MUNDO SUB-17 – INDONÉSIA 2023
O Grupo E conheceu hoje, a definição dos classificados diretos do mundial. Mesmo com a Burkina Faso superior ofensivamente, os Estados Unidos venceram a seleção africana por 2 a 1, e se garantiu nas oitavas. Keyrol Figueroa (45′) e Berchimas (45’+6′) construíram a vantagem nos momentos finais da primeira etapa, enquanto os burkinabés diminuíram nos minutos finais com Jack Diarra (89′).
Na mesma chave, a França também se garantiu na próxima fase do Mundial Sub-17, ao derrotar a Coreia do Sul por 1 a 0. A definição veio logo no início, com o gol marcado por Mathis Amougou (2′). Com os franceses e os norte-americanos já classificados, os sul-coreanos e a Burkina Faso disputarão o 3º lugar do grupo, em confronto direto. Ambos buscarão ter chances de estar entre os quatro melhores na terceira posição entre as chaves.
+ Para saber tudo sobre o Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
No Grupo F, mas um classificado foi conhecido. A Alemanha foi totalmente superior, e venceu a Nova Zelândia com segurança por 3 a 1. Os alemães venceram com os gols de Brunner (45’+7′), Moerstedt (60′) e Bilal Yalcinkaya (81′). Os neo-zelandeses chegaram ao gol de honra com o pênalti convertido por Adam Watson (90’+1′).
Em um duelo latino agitado, México e Venezuela ficaram empatados em 2 a 2. Os venezuelanos começaram na frente com o gol de Cichero (6′), mas os mexicanos foram impositivos na segunda etapa e viraram o marcador com Carrillo (62′) e Luis Ortiz (67′). Apesar da superioridade mexicana, os sul-americanos conseguiram um pênalti ao seu favor, convertido por Profeta (84′). O resultado foi bom para a Venezuela, que fica próximo do mata-mata do mundial, na vice-liderança com 4 pts.
ELIMINATÓRIAS PARA A COPA DO MUNDO – ÁFRICA
Pela manhã, no Grupo H, a Guiné Equatorial começou as eliminatórias com o pé direito rumo ao Mundial 2026, e venceu a Namíbia por 1 a 0. O único gol da partida dos ecuatoguineanos foi marcado por Emilio Nsue (67′). Quem também estreiou bem rumo ao Mundial, no Grupo B, foi a República Democrata do Congo, que derrotou a Mauritânia por 2 a 0, com os gols de Wissa (62′) e Bongonda (81′).
No Grupo C, Ruanda e Zimbábue começaram sem gols e ficaram empatados em 0 a 0. O placar se repetiu no Grupo A, no confronto entre Etiópia e Serra Leoa.
ELIMINATÓRIAS PARA A EUROCOPA 2024
Em partida atrasada da 7ª rodada do Grupo I, Israel e Suíça ficaram no empate por 1 a 1. Ruben Vargas abriu o placar para os suíços no primeiro tempo, mas os israelitas empataram com Weismann (88′) nos momentos finais. O empate deixou a Suíça com 16 pts em 1° do grupo, e mais próximo da Euro, enquanto Israel está em 3° com 12 pts, ainda com chances remotas.
AMISTOSO INTERNACIONAL
Em uma partida amistosa, a Bélgica venceu a Sérvia por 1 a 0. A partida foi decidida logo no início de jogo, com Yannick Carrasco (2′) dando a vitória para os belgas.