Nesta sexta-feira (8), a revista France Football divulgou em seu perfil do Twitter os 30 finalistas ao prêmio Ballon d’Or, que elege o melhor jogador do mundo no ano. O vencedor será revelado dia 29 de novembro. Neymar e Jorginho estão na lista, além dos destaques do futebol europeu, que foram escolhidos por 180 jornalistas internacionais.
Os candidatos ao prêmio individual mais cobiçado pelos jogadores são:
- Riyad Mahrez (Manchester City)
- Ngolo Kanté (Chelsea)
- Erling Haaland (Borussia Dortmund)
- Leonardo Bonucci (Juventus)
- Mason Mount (Chelsea)
- Harry Kane (Tottenham Hotspur)
- Gianluigi Donnarumma (PSG)
- Karim Benzema (Real Madrid)
- Raheem Sterling (Manchester City)
- Nicolò Barella (Inter de Milão)
- Lionel Messi (PSG)
- Bruno Fernandes (Manchester United)
- Pedri (Barcelona)
- Luka Modric (Real Madrid)
- Giorgio Chiellini (Juventus)
- Kevin De Bruyne (Manchester City)
- Neymar (PSG)
- Rúben Dias (Manchester City)
- Lautaro Martínez (Inter de Milão)
- Simon Kjaer (Milan)
- Robert Lewandowski (Bayern de Munique)
- Jorginho (Chelsea)
- Mohamed Salah (Liverpool)
- César Azpilicueta (Chelsea)
- Romelu Lukaku (Chelsea)
- Cristiano Ronaldo (Manchester United)
- Gerard Moreno (Villarreal)
- Phil Foden (Manchester City)
- Luis Suárez (Atlético de Madrid)
- Kylian Mbappé (PSG)
Dentre os candidados, o que se destaca é a grande quantidade de jogadores da Premier League, dita como a liga nacional mais competitiva do mundo, que tem 14 dos 30 jogadores atuando na liga inglesa, sendo 10 dos finalistas da última edição da Champions League, Chelsea e Manchester City, com cinco jogadores cada.
+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Os únicos brasileiros, Neymar e Jorginho, foram escolhidos pelos seus destaques individuais. Neymar, apesar resultados adversos do PSG (vice-campeão francês e eliminado nas semi-finais da Liga dos Campeões) e Brasil (vice-campeão da Copa América), conseguiu entrar para o grupo dos 30 candidatos com as suas atuações. Com o Jorginho foi um pouco diferente, que teve destaque devido também às atuações de suas equipes. O Chelsea foi campeão da Champions League e a Itália campeã da Eurocopa, dessa forma, com o brasileiro sendo importante nas equipes, os holofotes foram para o jogador.
Lionel Messi está em busca da sua sétima Bola de Ouro e seu concorrente direto há mais de uma década, Cristiano Ronaldo, busca empatar a competição, já que o português tem cinco. A grande maioria procura ter a sua primeira bola de ouro. Segundo especulações da mídia, os principais candidatos de acordo com o destaque individual e coletivo são Messi e CR7, além de Lewandowski, que fez uma grande temporada no Bayern, De Bruyne, que levou o City à primeira final de Champions da história do clube e mais um título inglês e o próprio Jorginho, que conquistou os dois principais títulos europeus da temporada 2020-21.
Entre os últimos vencedores do prêmio, desde 2008, apenas Luka Modric (2018) foi o intruso da hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo. Vale ressaltar que no ano de 2020 a premiação não aconteceu devido a pandemia da Covid-19. Mas tudo indicava que haveria outro vencedor, Robert Lewandowski, que chegou a ganhar o prêmio de melhor do mundo da Fifa.