Corinthians

Depois de 300 dias, Gustavo Mantuan volta a ficar à disposição no Corinthians

Publicado em

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
— Continua depois da publicidade —

No dia 28 de outubro de 2020, em jogo-treino entre as Seleções Sub-20 e Sub-23 do Brasil, Gustavo Mantuan rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e agora, depois de quase 10 meses longe dos gramados, o meia está próximo de fazer seu retorno aos gramados com a camisa do Corinthians.

À época com 19 anos, sob o comando do então treinador Vagner Mancini, Mantuan vivia uma crescente no Timão. Recém-integrado aos profissionais, o jogador — irmão de Guilherme Mantuan, volante campeão brasileiro em 2017 com Alvinegro paulista e também cria do “Terrão” — havia feito seu primeiro gol em jogo contra o Vasco, uma semana antes de se lesionar, e o bom momento rendeu a convocação para vestir a “amarelinha”.

Mantuan comemorando seu primeiro gol como profissional do Corinthians – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A cirurgia no joelho esquerdo não foi a primeira vez que o garoto teve que ser operado por conta de lesão. Ainda na base, em 2017, o meia precisou operar o ligamento do joelho direito e em 2019 foi o ligamento do joelho esquerdo que precisou ser reconstruído.

Publicidade

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Depois de ser operado, seu processo de recuperação e fisioterapia foi iniciado. A expectativa inicial seria de seis a oito meses de duração de todo o processo até a volta ao campo, porém, a espera durou mais que o esperado, com o procedimento de transição física — retomada do condicionamento ideal — sendo iniciado em 15 de junho, e contando com mais um problema de última hora.

Mantuan passou pelo famoso “trote” quando subiu para o profissional, em setembro de 2020 – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A partir do dia 10 de agosto, Mantuan já era visto por Sylvinho e pela comissão técnica corinthiana como apto para jogo, aguardando apenas detalhes para relacioná-lo e o jovem poder voltar a estar envolvido em uma partida oficial. Contudo, no dia 16, a notícia de que o meia havia testado positivo para a Covid-19 fez o atleta ser isolado do restante do grupo e aguardar mais alguns dias para retornar aos gramados.

Dez dias após ser infectado, o jogador já está recuperado e, depois de mais 300 dias sem condições de atuar, já pode ser relacionado para jogos do Timão, começando pelo duelo deste sábado (27), contra o Grêmio.

Mantuan teve a companhia de Danilo Avelar, que também rompeu o ligamento cruzado anterior em outubro de 2020, mas do joelho direito, no processo de recuperação – Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Um fator que pode ajudar Mantuan a encontrar espaço no time corinthiano é a saída de Mateus Vital por empréstimo para o Panathinaikos, da Grécia, que abre espaço para o camisa 31 brigar por uma vaga no ataque do Alvinegro paulista.

Ao todo, o jovem de 20 anos soma 7 jogos como profissional do clube do Parque São Jorge e tem contrato até janeiro de 2025, sendo visto internamente pela diretoria alvinegra como uma joia que pode render frutos, tanto financeiros, quanto futebolísticos.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile