A novela enfim acabou. Depois de muita indefinição, Deshaun Watson escolheu o Cleveland Browns como sua nova casa. O quarterback estava no Houston Texans e ficou avaliando nas últimas semanas as franquias que gostariam de contar com ele. Apesar de estar quase fora do negócio, Cleveland foi o escolhido para receber o jogador.
O novo contrato de Deshaun Watson será válido pelas próximas cinco temporadas e com vencimentos de 230 milhões de dólares (R$ 1,153 bilhão). Vale lembrar que a média será de 46 milhões por ano (R$ 230,7 milhões) e um recorde à vista. Com o dinheiro do acordo todo garantido, o quarterback quebra a marca anterior que era de 150 milhões de dólares. Isso significa que mesmo se for trocado ou cortado da franquia, os Browns terão que pagar o que foi prometido no vínculo.
A princípio, as primeiras informações noticiam que o jogador será trocado por três escolhas de primeira rodada, uma de quarta e outra de quinta oriundas de Cleveland. Ainda não há notícia sobre quais anos que serão utilizados, mas a expectativa é que os Texans recebam de 2022, 2023 e 2024. Com a chegada do novo quarterback, aumenta a probabilidade de que Baker Mayfield, titular nos últimos anos na franquia de Ohio, seja trocado. Além disso, os Browns ganham uma escolha de quinta rodada.
Deshaun Watson não atuou durante toda a temporada de 2021 por desejar uma troca, além de responder 22 processos por importunação sexual. Votado em fevereiro deste ano, o júri livrou as acusações criminais do quarterback, que ainda responderá as ações cíveis movidas contra ele. Ainda não há um prazo para isso acontecer e Watson pode sofrer suspensão da NFL e punições públicas.
Watson é uma escolha de primeira rodada de 2017 do Houston Texans. Em quatro temporadas na franquia, o quarterback acendeu para um dos melhores nomes na posição e com potencial para levar o time a diante nas temporadas. Ao todo, o camisa 4 alcançou 14539 jardas, 104 touchdowns e 67,8% de passes completos em temporada regular.