No fim de março, a FIFA irá analisar a possibilidade de aumentar o número de jogadores convocados para a Copa do Mundo, de 23 para 26 jogadores. Essa decisão, se for aceita, será por conta do atual cenário mundial, em que a pandemia poderá prejudicar as seleções em caso de testes positivos, no qual as delegações precisarão afastar os jogadores.
Desde o começo da pandemia em 2020, o futebol têm sofrido de diversas formas. Todas as entidades já chegaram a parar as competições por alguns meses. Depois disso, os torneios voltaram sem a presença de torcida. E, da metade de 2021 em diante, com a torcida nas arquibancadas e chegada de vacinas, os campeonatos começaram a voltar ao normal, na medida do possível.
+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
Porém, a doença ainda não foi extinta e, mesmo com a drástica queda de óbitos e até mesmo contágio por conta da vacina, as entidades que comandam os campeonatos nacionais e internacionais de clubes e seleções, são bem rígidas quanto ao contato direto com infectados, ocasionando no afastamento e quarentena desses jogadores, até sua recuperação e, assim, o retorno ao time. Com essas normas de saúde, muitos clubes já sofreram com diversos desfalques durante a temporada em decisões importantes e este pode ser um critério a ser analisado para a Copa do Mundo, que acontecerá no fim do ano.
Por ser o principal torneio do futebol, a expectativa é de que todas as seleções devem ir com força máxima para buscar o título mundial. E, com as regras de segurança de saúde relacionado aos afastamentos de jogadores em casos positivos da Covid-19, a FIFA, que organiza o torneio, pretende decidir se irá aumentar o número de jogadores para as seleções terem mais opções em seu elenco. Essa seria uma forma de poder manter o nível da competição.
Com as grandes polêmicas envolvendo as convocações do técnico da seleção brasileira, Tite poderá ter mais opções em seu banco de reservas, convocando mais quatro jogadores para a delegação que buscará o hexa-mundial. O treinador já trabalha com essa possibilidade e pretende chamar jogadores de ataque, além de outro jogador que irá suprir a carência de algum setor da seleção.