A Confederação Nacional dos Clubes (Fenaclubes) realizou uma reunião nesta segunda-feira (29) com 20 clubes da Série A para tratar da medida provisória 984, conhecida como “MP do Flamengo”, que transfere os direitos de televisão no futebol brasileiro para clubes mandantes. Antes da MP, os dois clubes envolvidos na partida detinham os direitos.
No encontro virtual, pelo menos 16 clubes se colocaram a favor da transferência dos direitos sobre os jogos para os mandantes.
O Ceará se colocou a favor. O presidente do Vozão, Robinson de Castro, afirmou à coluna Bastidores ENM que tal medida permite transformar o produto mais rentável aos clubes pela possibilidade de negociação em bloco.
O Grêmio foi um dos quatro contrários. No entanto, o Tricolor Gaúcho vai respeitar o encaminhamento que a maioria decidiu.
As maiores ligas do mundo têm os direitos de transmissão pertencentes aos mandantes. Em países como Inglaterra e Alemanha, clubes formam blocos para negociação em conjunto, apesar de os mandantes serem os donos dos direitos, como analisou o blog do Rodrigo Mattos, no UOL.
Os blocos são formados para evitar disparidade nas receitas de TV recebidas por grandes e pequenas equipes.
Pingback: Vasco: grupo de Roberto Monteiro define este mês estratégia para as eleições do clube - Esporte News Mundo