Na tarde deste sábado (26) a Dinamarca goleou País de Gales por 4 a 0, na Johan Cruijff Arena, e garantiu a vaga nas quartas de final da Euro. Dolberg, duas vezes, Mæhle e Braithwaite marcaram os gols da vitória dinamarquesa.
A primeira etapa começou com as seleções numa postura cautelosa, mas Gales pareceu querer mais jogo e arriscou jogadas concentradas em Bale. Mas foi a Dinamarca que abriu o placar aos 27 minutos com Dolberg, que recebeu na esquerda e mandou um belo chute de fora da área. Depois do gol, os dinamarqueses cresceram no jogo, mas não aproveitaram a oportunidade para aumentar a vantagem.
No segundo tempo, a Dinamarca começou com tudo e ampliou a vantagem logo aos dois minutos com Dolberg. Após o gol, o jogo ficou equilibrado, mas foram os dinamarqueses que marcaram com Mæhle, para garantir a vaga. E já no final do jogo, Braithwaite definiu a goleada dos dinamarqueses sobre País de Gales.
+ Supercomputador faz simulações e prevê que França conquistará a Eurocopa
Com o resultado, a Dinamarca avançou às quartas de final da Euro e enfrenta o vencedor de Holanda x República Tcheca, que se enfrentam neste domingo (27) às 13h (horário de Brasília), na Puskás Arena, na Hungria.
O jogo das quartas será disputado no próximo sábado (3 de julho), às 13h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com as duas seleções tomando uma postura bastante cautelosa, mais preocupadas com o setor defensivo do que em criar chances de gol. A primeira chegada de perigo aconteceu só aos 10 minutos com a Seleção Galesa. Gareth Bale avançou pela direita e arriscou um chute de fora da área, que passou perto do gol de Schmeichel.
Bale foi o principal alvo de seus companheiros e era sempre procurado para construir jogadas pelo lado direito. No entanto, esbarrou na forte defesa dinamarquesa, que brecou os avanços de Gales. Aos poucos, a Dinamarca passou a subir a marcação e complicar a saída de bola dos zagueiros galeses. Os dinamarqueses passaram a sair mais para o jogo e começaram a ganhar escanteios em sequência, mas as bolas aéreas não levaram perigo ao gol de Ward.
Já que por cima não estava dando certo, a Dinamarca conseguiu abrir o placar tocando bola. Aos 27 minutos, após uma bela troca de passes, Dolberg recebeu pela esquerda e arriscou um chute de fora da área, que pegou um efeito impressionante, o suficiente para fugir de Ward e colocar os dinamarqueses na frente. Depois de sofrer o gol, Gales sentiu o golpe e passou a cometer erros bobos e empolgou a Seleção Dinamarquesa, que começou a rondar a área adversária e ficou mais perto de ampliar a vantagem.
O final do primeiro tempo foi marcado por lesões. Primeiro, Roberts sentiu a virilha após tentar alcançar uma bola longa e teve que ser substituído por Neco Williams. Minutos depois, James acertou uma cotovelada no rosto de Kjær, mas o zagueiro dinamarquês conseguiu prosseguir em campo. Já nos acréscimos, Larsen cruzou, a bola passou por todo mundo dentro da área e sobrou com Mæhle, livre, que bateu à queima roupa para grande defesa de Ward.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, a Dinamarca fez o que demorou para fazer na primeira etapa. Logo aos dois minutos, Braithwaite recebeu pela direita, invadiu a área e cruzou rasteiro. Williams afastou mal e a bola sobrou para Dolberg, que dominou e fuzilou para ampliar a vantagem dinamarquesa.
A Dinamarca seguiu em cima, mas foi Gales que chegou próximo do gol. Williams evitou a saída da bola pela linha de fundo e jogou na área. Moore estava prestes a cabecear, mas Bale se adiantou e tocou de cabeça para fora. Com uma boa vantagem no placar, a Dinamarca buscou ficar com a posse da bola e tentou circular o jogo para evitar sofrer ataques de Gales, que buscava ataques rápidos.
No entanto, depois de trocas de Robert Page, os galeses passaram a manter a bola, enquanto a Dinamarca se fechou e passou a chamar o adversário para cima. Nos minutos seguintes, os dinamarqueses conseguiram resistir à pressão galesa e o time de Gareth Bale perdeu o ímpeto ofensivo que tinha antes.
A entrada de Cornelius reforçou o ataque dinamarquês e causou problemas para a defesa do País de Gales. Em duas oportunidades, o atacante conseguiu se aproximar da área em jogadas individuais e colocou a Dinamarca perto do terceiro gol. Já na reta final de jogo, o time de Schmeichel perdeu duas chances incríveis de ampliar o placar. Primeiro com Braithwaite, que recebeu cruzamento de Cornelius e acertou a trave. No rebote, Jensen bateu de raspão e a zaga galesa afastou.
E aos 44’, a Dinamarca matou o jogo e carimbou a classificação para as quartas. Jensen inverteu o jogo com Mæhle, que dominou livre na direita, invadiu a área, cortou para a perna esquerda e bateu firme para marcar o terceiro gol.
Logo após o gol, Harry Wilson recebeu cartão vermelho direto por uma falta em Mæhle. No finalzinho do jogo ainda deu tempo de Braithwaite receber belo passe de Cornelius e bater da entrada da área marcar o último gol e fechar a goleada dinamarquesa. No primeiro momento, o árbitro anulou o gol, mas após revisão do VAR, foi confirmado.
FICHA TÉCNICA
Euro 2020 – Oitavas de final
País de Gales x Dinamarca
Data: 26/06/2021, 13h (horário de Brasília)
Estádio: Johan Cruijff Arena, Holanda
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Gols: 1ºT – 27’ Dolberg (Dinamarca) / 2ºT – 2’ Dolberg, 44’ Mæhle e 51’ Braithwaite (Dinamarca).
País de Gales (4-2-3-1): Ward; Roberts (Williams), Mepham, Rodon e Davies; Morrell (Wilson) e Allen; Bale, Ramsey e James (Brooks); Moore (Roberts). Técnico: Robert Page.
Dinamarca (3-4-3): Schmeichel; Christensen, Kjær (Andersen) e Vestergaard; Larsen (Boilesen), Højbjerg, Delaney (Jensen) e Mæhle; Braithwaite, Dolberg (Cornelius) e Damsgaard (Nørgaard). Técnico: Kasper Hjulmand.