O Brasileirão 2020 chega ao fim do primeiro turno e o São Paulo tem uma das melhores campanhas com 16 jogos (menos 3 em relação aos líderes Internacional e Flamengo), 8 vitórias e apenas 2 derrotas em dois meses no Campeonato Brasileiro.
Antes da pandemia devido ao corona vírus, o São Paulo era um time que estava oscilando muito e não conseguia engrenar uma sequência de vitórias e os resultados não vinham positivamente. Um exemplo disso, foi a campanha no Campeonato paulista que, apesar das 6 vitórias em 13 jogos, 3 empates e 4 derrotas, o que mais pesou e frustrou a equipe paulista foi a eliminação inesperada para o Mirassol por 3 a 2, no Pacaembu. A partir disto, o São Paulo teve que se remodelar para começar o desafio no Campeonato Brasileiro, um mês depois e conseguiu manter uma sequência muito boa e com bons resultados.
Com uma briga acirrada na parte de cima na tabela e o tricolor paulista tentando engrenar nas vitórias para chegar ao g4, Fernando Diniz, em participação no programa “Bem Amigos” dos Canais Globo, falou sobre sua visão do Campeonato até o momento:
– Campeonato muito equilibrado. Os efeitos da pandemia fizeram com que o campeonato ganhasse contornos diferentes e acredito que vá seguir assim até perto do final, tem muitos times jogando muito bem e outros oscilando e tem muita coisa para acontecer no campeonato ainda. Equipes que já estão jogando bem, com uma certa consistência têm mais chances de chegar lá na frente.
Em relação ao futebol que o São Paulo vem apresentando, muito se fala nos jogadores de base que o técnico da equipe paulista vem usando, como Brenner e Gabriel Sara que têm sido destaques e que estão ganhado espaço cada vez mais na equipe principal. Fernando Diniz comentou sobre como é escalar uma equipe com tantos jogadores novos.
– Muitos treinadores acabam deixando em segundo plano jogadores que emergem da categoria de base. Eu costumo dar um tempo para ver os jogadores que vem do elenco e para ver como que vem esses garotos da base. O São Paulo, se não for a melhor categoria de base do brasil está entre as melhores, consegue abastecer o profissional de maneira singular. Então essa simpatia que eu tive com os garotos foi muito instantânea, embora desde o começo poucos estavam jogando de titulares. Ao decorrer do tempo, os garotos foram ganhando mais clareza das ideias que eu tinha para colocar em campo, mais coragem e mais consistência e é um processo natural quando se tem bons jogadores. Quando eles conseguem alcançar uma posição de titular a tendência é de crescimento e ganhando mais personalidade e essa é a tendência do São Paulo.
E na boa fase que está vivendo o São Paulo no Campeonato Brasileiro, o tão sonhado título é algo que a torcida tricolor não vê a hora de acontecer e Fernando Diniz fala sobre como ele lida com a pressão no comando da equipe, que não levanta uma taça há 8 anos.
– É uma coisa que pesa sobre qualquer um que trabalhe no São Paulo hoje. E temos que dar uma solução pra isso, temos que trabalhar muito forte, a gente está alinhado com isso e a gente sabe que no São Paulo que essa pressão só vai parar ganhando campeonatos e pra isso, temos que ganhar os jogos como temos feito e o São Paulo precisa e merece ser campeão de novo e estamos fazendo de tudo para isso. Ficamos frustrados com o que aconteceu no Campeonato Paulista mas ao mesmo tempo buscamos forças e a cada vez estamos procurando nos fortalecer para conseguir seguir nas competições e almejando ganhar os campeonatos que o torcedor merece e precisa. – concluiu Fernando Diniz.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook!