Diniz passa por turbulências, mas reforça estilo e vive grande expectativa para 2023 no Fluminense

Foto: Wagner Meier/Getty Images

Fernando Diniz é conhecido pelo futebol bonito, com toque de bola, aproximações e velocidade. Isto foi visto no comando do Fluminense, porém o treinador viveu uma “gangorra de emoções” em determinadas situações na temporada 2022. Em certo momento, pode-se acreditar em título brasileiro, mas em outras situações o frenesi acabou por completo. No entanto, chega com boas possibilidades em 2023 para conquistar seu primeiro título de relevância.

O técnico queria apagar a primeira passagem pelos maus resultados. A qualidade do futebol voltou e a torcida abraçou ainda mais o time. Contudo, a primeira turbulência chegou forte. Em cinco partidas, foram três derrotas, uma vitória e um empate. O revés em clássico contra o Flamengo, Juventude e Atlético-GO já colocaram um “ar de desconfiança” sobre até onde o time poderia chegar. 

Contudo, veio a reação. Diniz “domou” o grupo novamente e conseguiu imprimir uma sequência de 13 jogos sem perder. Junto a isso, o sonho dos títulos da Copa do Brasil e do Brasileirão também voltaram, mesmo vendo um Palmeiras impecável em suas partidas. E novamente um banho de água fria. Uma derrota desastrosa para o Internacional por 3 a 0, no Beira-Rio, ligou o alerta do grupo. Diante do Palmeiras, Diniz se viu na oportunidade de encostar novamente. A equipe teve boa atuação, mas só conseguiu um empate no Maracanã. A sensação era de que poderia chegar.

+ LEIA AS NOTÍCIAS DO FLUMINENSE

Depois disso, o Fluminense manteve o estilo de jogo, porém não conseguia o resultado esperado. Passou por altos e baixos. Alguns torcedores tricolores até pediram a demissão do treinador, mas a diretoria reforçou a confiança e garantiu Diniz no cargo. E teve um desfecho bem positivo: o time conseguiu fechar a temporada com sete jogos de invencibilidade, sendo seis vitórias e um empate.

Fernando Diniz acumulou 44 partidas, com 26 vitórias, nove empates e nove derrotas, que totalizam um aproveitamento de 65,9% em 2022. Sob o comando do treinador, o Fluminense realizou boa campanha no Campeonato Brasileiro (3º lugar) e voltou à semifinal da Copa do Brasil depois de sete anos. A boa participação no Brasileirão rendeu à equipe uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores 2023.

EXPECTATIVAS

Pela primeira vez, desde que passou a treinar times da elite do futebol brasileiro, Fernando Diniz vai iniciar uma temporada depois de conseguir desenvolver o seu método neste mesmo clube. O treinador pode enfim conquistar o primeiro título de relevância na sua sexta temporada em clubes de elite do Brasil. Um elenco mais robusto desta vez em suas mãos pode ajudar ainda mais esta trajetória. Com as renovações e reforços já confirmados, o Flu de Diniz terá pela frente Copa do Brasil, Brasileirão e a Libertadores, sendo a principal competição do clube na temporada.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo