Fluminense

Diniz terá o Brasileirão para repensar o uso de formação ofensiva que não está dando certo

Treinador vem utilizando com mais frequência o esquema com quatro atacantes e dois meias nos jogos do Fluminense, mas não vem dando certo

Foto: Wagner Meier/Getty Images

Na eliminatória contra o Olimpia, pela Libertadores, vimos Fernando Diniz utilizar o tão falado ‘4-2-4’ pela primeira vez. Uma formação ofensiva com quatro atacantes e dois meio-campistas, sendo apenas um marcador. Nas partidas contra o clube paraguaio, a ideia deu certo, principalmente na volta, onde o treinador foi literalmente corajoso para jogar. Depois disso, o esquema não deu mais certo. Mas por quê?

O Olimpia é um time defensivo, fraco tecnicamente e fazia totalmente sentido utilizar essa formação. Ela é indicada para utilizar justamente em jogos que o Fluminense enfrenta times como a equipe paraguaia. Entretanto, Diniz parece não ter entendido isso, e utilizou o esquema em outras ocasiões que não foram o ideal.

Contra Internacional e Botafogo, a equipe tricolor passou sufoco, dando vários espaços para rápidas transições do Colorado e do Glorioso. No primeiro jogo das semifinais, apesar de estar atacando bem, o time de Diniz estava frágil defensivamente por ter apenas um meia de marcação, dando liberdade para o clube gaúcho chegar com perigo na meta de Fábio. A tônica se repetiu no clássico do último domingo, onde o líder do campeonato achou seus dois gols através do vazio que se encontrava entre o meio e a defesa.

+ Fluminense x Boca Juniors: Conmebol define horário para final da Libertadores

Diniz terá menos de 30 dias até a final da Libertadores para repensar o uso dessa formação. Seu adversário, o Boca Juniors, possui uma defesa sólida, meio-campo com marcação muito física e jogo de transição. Mesmo jogando “em casa” na decisão, o treinador tricolor pode correr muitos riscos, se decidir ser ofensivo.

+Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter e Facebook

Nos melhores jogos do Fluminense no ano, o tão pedido 4-3-3 foi utilizado. Então por quê não utilizar? Confira:

Fluminense x Volta Redonda (7×0)
Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz, Alexsander; André, Martinelli, Ganso; Arias, Keno, Cano

Fluminense x Flamengo (4×1)
Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo, Marcelo; André, Alexsander, Ganso; Arias, Keno, Cano

Fluminense x River Plate (5×1)
Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo; André, Alexsander, Ganso; Arias, Keno, Cano

Com a Data-Fifa a acontecer nessa semana, o Fluminense terá uma semana de preparação para a partida contra o Corinthians, na quinta (19), às 21h30, no Maracanã, pelo Brasileirão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo