Futebol Internacional

Diretoria da Juventus comunica saída em massa e encerra ciclo de 12 anos à frente do clube

Diretoria da Juventus deixou o clube
Valerio Pennicino/Getty Images

No meio da Copa do Mundo, as atenções voltadas todas ao Qatar, mais precisamente ao jogo entre Portugal x Uruguai, uma bomba surge no futebol italiano. No fim da tarde desta segunda-feira (28), noite na Itália, a Juventus divulgou um comunicado onde toda sua diretoria deixa o clube. Deixam suas funções ao renunciarem seus respectivos cargos o presidente Andrea Agnelli, o vice-presidente Pavel Nedvěd e os outros membros componentes do Conselho de Administração: Laurence Debroux, Massimo della Ragione, Katryn Flink, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio, Giorgio Tacchia e Suzanne Keywood. O diretor administrativo Maurizio Arrivabene também renunciou, mas foi pedido para ele continuar à frente do clube como CEO até uma nova gestão ser estabelecida e passar a ter o controle.

Tais saídas foram confirmadas pelo fato da administração da Velha Senhora estar enrascada junto à Justiça italiana. O Conselho de Administração está sob investigação e a Promotoria de Turim acusa os gestores de fraude contábil, com requerimento de prisão domiciliar para Andrea Agnelli feito pelo Ministério Público da cidade. Com isso, seus pedidos de demissões diminuem os holofotes sobre o clube e recaem totalmente na gestão iniciada em 2010. Por conta de todo o caos administrativo, as denúncias e as acusações, o projeto de orçamento foi revisado e a assembleia dos acionistas foi remarcada para o próximo dia 27 de dezembro, dentro de um mês.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok.

Andrea Agnelli assumiu o comando da Juventus em 19 de maio de 2010 e foi o quarto da geração da família Agnelli, conhecida por estar à frente da marca de automóveis Fiat, a estar à frente da Velha Senhora. Sob seu comando, a equipe superou o escândalo do Calciopoli, esquema de manipulação de resultados que resultou na perda de dois títulos nacionais e o inédito rebaixamento à Serie B, e conquistou inúmeros títulos e feitos nacionais e internacionais. Em um período de 12 anos, foram nove troféus consecutivos da Serie A entre 2011 e 2020, cinco Supercoppas Italianas, cinco conquistas da Coppa Italia e duas finais de Uefa Champions League, sendo derrotado por Barcelona e Real Madrid, respectivamente.

Eliminado na fase de grupos da Uefa Champions League 2022-23, a Juventus irá voltar aos gramados no próximo mês de janeiro, semanas após a final da Copa do Mundo. Com cinco vitórias seguidas, os bianconeri ocupam a terceira posição do Campeonato Italiano com 31 pontos, dez atrás do líder Napoli. O time vai jogar no próximo dia 4 de janeiro, às 14h30, contra a Cremonese, no Estádio Giovanni Zini, em Cremona/ITA.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo