Pela primeira vez na história, o ‘Big Three’ ficou do mesmo lado da chave, o que possibilitou o possível encontro entre Novak Djokovic e Rafael Nadal na semifinal de Roland Garros. Depois de oscilações no Grand Slam de saibro, os números #1 e #3 da ATP confirmaram o favoritismo e anteciparam a final do Aberto da França. Diante de Matteo Berrettini, da Itália, Djokovic aplicou, nesta quarta-feira (9), 3 sets a 1 (6/3, 6/2, 6/7 e 7/5), em quase três horas e trinta minutos de partida.
+ Nadal vence Schwartzman e chega pela 14ª a semifinal de Roland Garros
Campanha Novak Djokovic – Roland Garros 2021
- Primeira rodada: 3×0 Tennys Sandgren;
- Segunda rodada: 3×0 Pablo Cuevas;
- Terceira rodada: 3×0 Ricardas Berankis;
- Oitavas de final: 3×2 Lorenzo Musetti;
- Quartas de final: 3×1 Matteo Berrettini.
Campanha Matteo Berrettini – Roland Garros 2021
- Primeira rodada: 3×1 Taro Daniel;
- Segunda rodada: 3×0 Federico Coria;
- Terceira rodada: 3×0 Soonwoo Kwon;
- Oitavas de final: W.O Roger Federer;
- Quartas de final: 1×3 Novak Djokovic.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
O JOGO
Djokovic iniciou o duelo sacando e logo abriu 1/0, porém, teve dificuldades para fechar o segundo game de serviço. Após fazer 2/1, o atual vice-campeão de Roland Garros quebrou o italiano na segunda oportunidade e manteve a confiança no saque. Três games atrás e uma quebra de desvantagem, o nono colocado do mundo ainda teve esperanças no 4/2, quando Djoko permitiu dois pontos consecutivos, mas rapidamente o sérvio se recuperou dentro do game e garantiu o primeiro set.
A segunda parcial permaneceu equilibrada até o quinto game, o qual o líder do ranking mundial freou a possível reação de Berrettini e assumiu o placar. Mais confiante e ousado, Nole usou e abusou das curtinhas, forçando o adversário subir à rede e finalizando com uma passada. Desta maneira, o terceiro maior vencedor de Grand Slams da chave masculina elevou seu nível de tênis e venceu os cinco games seguintes. Em 36 minutos, Novak Djokovic encerrou o set com a parcial de 6/2.
Matteo Berrettini voltou muito melhor para o terceiro período e dificultou a vida do sérvio. Além de sacar melhor, Matteo Berrettini não cometeu tantos erros e firmou seus games de serviço. Djokovic se esforçou, foi bem no fundamento de saque e igualou rapidamente o set. Porém, no tie-break, o primeiro cabeça de chave de Roland Garros cometeu dois erros consecutivos e permitiu que o italiano diminuísse a diferença.
Para liquidar a partida, Djoko teve que superar não só o #9 como também a torcida da Philippe-Chatrier, que ovacionava e comemorava cada ponto a favor de Berrettini. Por conta do toque de recolher em Paris, o jogo foi suspenso até que o público presente se retirasse da quadra principal do complexo. Ao retornar, o ‘rei da Austrália’ não perdoou nas devoluções, mas desperdiçou a chance de fazer 4/2. Sendo assim, a última vaga da semifinal só foi definida no décimo segundo game do quarto set.
As semifinais do masculino de Roland Garros acontecerão na sexta-feira, 11, em horário a definir. De um lado, Alexander Zverev enfrentará o grego Stefanos Tsitsipas, enquanto Novak Djokovic e Rafael Nadal reeditarão a final da última temporada.
SEMIFINAIS ROLAND GARROS:
- Alexander Zverev x Stefanos Tsitsipas;
- Novak Djokovic x Rafael Nadal.
- Tamara Zidansek x Anastasia Pavlyuchenkova;
- Barbora Krejcikova x Maria Sakkari.