Depois da conquista das medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio no street masculino e feminino, o skate volta a ser o centro das atenções no torneio do Japão. Nesta terça-feira (3), Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp vão entrar na pista do Centro de Esportes Urbanos Ariake para brigar por vagas na final e do pódio do Park feminino.
Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
A rodada classificatória do Skate Park em Tóquio terá início, nesta terça-feira, às 21h (horário de Brasil). A primeira skatista brasileira a entrar na disputa será Dora Varella que compete na primeira bateria. Depois, na terceira, Yndiara Asp, entra em cena, seguida por Isadora Pacheco pela quarta e última bateria, antes das finais.
Fazendo uma campanha história nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Seleção Brasileira conta com a força de grandes nomes do skate nacional para ir ao pódio. Com apenas 20 anos, Dora Varella é uma das grandes esperanças de medalha do Brasil, na estreia do Skate Park nas Olímpiadas. Nona colocada no ranking mundial, a skatista verde e amarela é dona de três títulos mundiais, dois pan-americanos e dois nacionais como skatista amadora.
Com inspiração em Letícia Bufoni e Pedro Barros, Yndiara Asp é também uma das principais skatistas do mundo, a brasileira é 14ª colocada no ranking e campeã da etapa canadense do Vans Park Series (2019).
Além delas, Isadora Pacheco conhecida por sua irreverência e alto astral nas competições tem lugar de destaque no elenco. A skatista conquistou o título brasileiro da modalidade park, após superar grandes nomes do país, incluindo as suas duas companheiras da Seleção e ocupa 11ª colocação no ranking Mundial.
++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio
Skate Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Diferente do Street que possui suas corrimões, escadarias e paredões. O Park é uma pista vertical para manobras livres, apresenta inclinações verticais de 3 a 4 metros, com alguns obstáculos conectados entre si.
Para garantir a melhor nota, os skatistas precisam executar uma séria com o máximo de fluidez possível e manter uma linha continua de manobras “air” sequenciadas.
Em Tóquio, assim como no Street, o Park contará com 20 skatistas por categoria (feminino e masculino) nas Olimpíadas. As disputas serão divididas em preliminares e final (8 melhores), com as duas fases acontecendo no mesmo dia.
Nas classificatórias e na final, cada skatista terá direito a 3 voltas de 45 segundos, valendo como pontuação final a volta de maior nota.