Futebol americano

Duelo da região Norte faz abertura do Brasileirão de futebol americano

Foto: Divulgação/Manaus FA

Depois de longa espera o Brasileirão de futebol americano está de volta. Neste sábado, às 15h (horário de Brasília), Manaus FA e Porto Velho Miners fazem o primeiro jogo do torneio, no estádio Carlos Zamith, na capital amazonense. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) e será retomada após dois anos de paralisação, devido a pandemia da Covid-19.

E pela primeira vez duas equipes da região Norte do Brasil irão fazer o ‘kickoff’ do Brasileirão. Frente a frente estarão em campo o favorito do grupo N da competição, o Manaus, contra o estreante Miners, primeiro time de Rondônia a fazer parte da elite do futebol americano nacional.

Para fazer bonito nesta temporada, o Manaus FA investiu bastante em reforços. Tanto de novos jogadores como também em sua comissão técnica e espera colher os frutos com uma boa campanha no Brasileirão. O gestor da equipe, Renner Silva, analisa como “boas” as expectativas para o time e aponta que o time irá evoluir na medida em que a competição for avançando mesmo com a disparidade entre as regiões. “Fizemos um bom trabalho de casa e agora estamos começando a colher frutos”, destaca Renner.

Quer ficar por dentro de tudo dos esportes americanos? Siga o Podcast Timeout no Spotify!

Já o Porto Velho Miners, fundado em 2014, chega a elite pela primeira vez com boas esperanças. O técnico da equipe, Maycon Facuri, aponta que era quase impossível imaginar a dois anos atrás um time de Rondônia disputando o Brasileirão de futebol americano. Mesmo com um elenco inexperiente, Facuri acredita que a boa preparação da equipe, iniciada em fevereiro, pode ajudar sua equipe diante de adversários mais duros. Para a estreia contra o Manaus, a estratégia da equipe e diminuir a margem de erros. “Temos ciência que a equipe do Manaus é a atual campeã do Norte e veio se reforçando com atletas de dentro e fora do Amazonas. O resultado do jogo será consequência dessa apresentação”, diz o treinador.

Regulamento

As equipes do Manaus FA e Porto Velho Miners estão no Grupo N do Brasileirão de Futebol Americano, junto do Manaus Cavaliers. As três equipes jogarão entre si na fase de grupos e a melhor campanha avança automaticamente para os playoffs do Brasileirão. Além do Grupo N, mais três grupos formam a D1, divisão de elite do Brasileirão de FA:

Grupo A – Corinthians Steamrollers (SP), Cruzeiro FA (MG), Flamengo Imperadores (RJ), Galo FA (MG) e Tritões FA (ES);

Grupo B – Brown Spiders (PR), Coritiba Crocodiles (PR), Guarulhos Rhynos (SP), Paraná HP (PR), Santos Tsunami (SP) e Spartans Football (SP);

Grupo C – Campo Grande Predadores (MS), Gama Leões de Judá (DF), Goiânia Rednecks (GO), Moura Lacerda Dragons (SP), Rio Preto Weilers (SP) e Rondonópolis Hawks (MT).

Cada equipe disputa quatro jogos na fase de grupos (dois em casa, dois fora), com a exceção do Grupo N, no qual a disputa será dentro de um triangular. Avançam para os playoffs o time de melhor campanha no Grupo N, e os oito melhores entre as equipes dos outros três grupos.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook

Outras 20 equipes disputam a chamada D2, sendo que o campeão desta divisão terá o direito de disputar os playoffs com as equipes classificadas da D1. Portanto, os 40 times ganham a oportunidade de lutar pelo título de campeão brasileiro de futebol americano na temporada 2022.

Chegando aos playoffs serão apenas dez equipes que disputam a chance de jogar o Brasil Bowl XI e conquistar o título do Brasileirão de futebol americano. As cinco primeiras equipes da D1 e o time de melhor campanha do Grupo N avançam direto para as quartas de final. Já as equipes que terminarem entre a sexta e a oitava posição além do campeão da D2 jogam a fase de repescagem, chamada de wild card.

FICHA TÉCNICA:

– Manaus FA x Porto Velho Miners – Brasileirão de Futebol Americano

– Data: 07/05/2022

– Local: Estádio Carlos Zamith

– Horário: 14h (Horário de Manaus) / 15h (Horário de Brasília)

– Transmissão: Canal do Youtube Manaus Sports TV

Arbitragem para a partida:

Referee – Paulo Ronaldo dos Santos Junior

Umpire – Natanael Rayan de Moura Freires

Head linesman – Samuel da Silva de Paula

Line judge – Danilo Milone Monteiro

Side judge – Jonatan da Silva Bastos

Field judge – Ana Carolina Santos Silva

Back judge – Thiago Henrique Maia

Delegado da partida:

João Henrique Rodrigues Vasco

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo