Ednaldo Rodrigues, candidato único, é eleito presidente da CBF até 2026

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Depois de algum tempo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem de fato um presidente eleito. Nesta quarta-feira (23), Ednaldo Rodrigues, que era o único candidato no pleito, foi nomeado como presidente da entidade até 2026. Ednaldo já vinha ocupando o cargo de maneira interina, mas agora está oficializado e também terá direito a concorrer em uma reeleição.

Ao todo o novo presidente da CBF recebeu 137 dos 141 votos possíveis. A federação alagoana não compareceu à eleição e Ednaldo Rodrigues recebeu 78 votos vindos das outras federações. Foram ainda 40 votos dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que tem peso 2, além de outros 19 de clubes da Série B, que votam com peso 1. Apenas a Ponte Preta não votou por conta de uma irregularidade na procuração.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Ednaldo Rodrigues assume ao lado de seu Conselho de Administração, que contará com oito vice-presidentes. São eles: Antônio Aquino Lopes, Fernando Sarney, Francisco Noveletto, Hélio Cury, Marcus Vicente, Reinaldo Carneiro Bastos, Roberto Góes e Rubens Lopes. Juntos, eles compuseram a chapa “Pacificação e Purificação do Futebol Brasileiro”.

— Que esta entidade seja dos filiados, das federações, dos clubes da Séries A, B, C e D… do futebol brasileiro. E que nenhuma interferência externa possa subjugar este trabalho. Neste momento, quero agradecer a todos vocês por esse apoio, por esse decisivo não ao preconceito. E dizer que, juntos, queremos construir um futebol brasileiro que seja de pureza, de transparência, em que os clubes possam ter voz, não só votos. Que eles desenhem o que é melhor para todos eles. Que as federações coloquem seus nomes na modernidade do futebol brasileiro — afirmou Ednaldo Rodrigues, novo Presidente da CBF.

O mandatário também foi questionado sobre a situação do técnico Tite, que já deu declarações públicas garantindo que só fica no cargo de treinador da seleção brasileira até o final da Copa do Mundo do Catar. Sobre essa questão, Ednaldo Rodrigues garantiu que vai conversar com Tite e não confirmou uma saída do treinador mesmo após a Copa.

— A CBF vem dando total apoio à comissão técnica da seleção brasileira. Acreditamos que o título da Copa do Mundo pode vir. Com relação ao Tite e o que ele coloca como fim de uma era, vamos discutir sobre isso após a Copa do Mundo — analisou Ednaldo Rodrigues.

Nascido em Vitória da Conquista, na Bahia, o novo presidente da CBF tem 67 anos e um histórico longo dentro da Federação Baiana de Futebol. Entre eleição e outras duas reeleições, Ednaldo Rodrigues foi o presidente da federação entre 2001 e 2018. Com a eleição de Rogério Caboclo para presidente da CBF, Ednaldo era um dos vices na entidade desde 2019.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo