Botafogo

Eliminação é encarada com normalidade no Botafogo, que faz do Carioca um laboratório para temporada

O Botafogo concluiu a sua participação no Campeonato Carioca com o empate na tarde deste domingo (5) diante do Fluminense por 0 a 0, no Nilton Santos e apesar do resultado e da saída da competição, a eliminação não causou baque no clube. O Estadual, segundo afirmado pelo técnico Paulo Autori, serviu de laboratório para o prosseguimento da temporada. Os testes táticos feitos ampliam o leque de opções do treinador, em um elenco que pode não ter reforços numerosos para a sequência do ano e por isso a necessidade de se reinventar com o grupo que tem à disposição.

O clube ainda busca os ajustes para viabilizar o projeto de se tornar uma empresa e os reforços, se acontecerem, ficarão dentro da realidade financeira, portanto as soluções tem que ser internas. Dentro das experiências feitas pelo treinador alvinegro, somente nesta fase final, estão a utilização de Cícero como zagueiro e Honda mais recuado, atuando como volante. Além dos testes táticos, os jovens como Luis Henrique e Caio Alexandre confirmaram em campo que podem ser opções na linha inicial alvinegra.

As formações escolhidas pelo treinador necessitavam de uma recomposição e uma entrega defensiva maior do treinador, porém deixavam o time mais ofensivo e com qualidade superior na fase ofensiva. O posicionamento de Honda possibilitou, nas palavras de Autori, jogadas iniciando de maneira mais limpa, em um estilo de jogo que ele considera mais simples imprimido japonês. Na fase defensiva, as laterais foram pontos vulneráveis, onde os adversários construíram jogadas.

Apesar da sequência de dois jogos sem vitória, diante de Portuguesa e Fluminense – ambos empates sem gols, Paulo Autori enxerga uma evolução neste sentido tático. A expectativa é de maior crescimento em todos os aspectos, agora com tempo para o trabalho até a estreia no Brasileirão no começo do mês de agosto:

“Equipe está cada dia mais organizada. Saber que esses jogadores, muitos deles, vão crescer nos aspectos físico, técnico, tático e mental, e isso nos vai dar garantias. As possibilidades que o Botafogo tem de trazer jogadores não são muitas, então o objetivo é montar uma equipe com nível técnico e competitivo que nos dê garantias na principal competição do calendário brasileiro, que é o Campeonato Brasileiro. Ninguém sabe exatamente quando vai iniciar, mas será apertado, em função do pouco tempo que se tem”.
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo