Futebol Internacional

Eliminatórias da Concacaf: Canadá se garante na Copa e EUA fica bem encaminhado

Foto: Divulgação / Seleção dos Estados Unidos

A penúltima rodada das Eliminatórias da Concacaf foi marcada por goleadas e a classificação do Canadá, que volta a uma Copa do Mundo após 36 anos. Sem conseguir a classificação desde 1986, na edição disputada no México, os canadenses passaram com facilidade pela Jamaica e garantiram presença no Catar. Os Estados Unidos, também com uma goleada, deixaram a vaga muito bem encaminhada, assim como o México, que venceu a Honduras. A vaga na respescagem deverá ficar com a Costa Rica.

O primeiro jogo da rodada foi entre Canadá e Jamaica, disputado na cidade de Toronto. Para os canadenses a conta era simples: vencer e comemorar a classificação. Dentro de campo, a seleção do Canadá passou com facilidade, venceu por 4 a 0 e se garantiu na Copa do Mundo, algo que não acontecia desde 1986. Até o momento, o Canadá é a única seleção garantida na Copa pelas Eliminatórias da Concacaf.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A Costa Rica entrou em campo logo na sequência e, mesmo jogando fora de casa, conseguiu uma importante vitória por 2 a 1 sobre El Salvador. O resultado deixou a seleção com 22 pontos e garantida pelo menos na repescagem continental. A Costa Rica ainda poderá ficar com uma vaga direta na Copa do Mundo, mas precisa vencer os Estados Unidos tirando uma enorme diferença no saldo. Outra possibilidade seria, além de vencer, torcer contra o México, que na última rodada recebe El Salvador.

Os mexicanos, aliás, também conseguiram vencer na condição de visitante e passaram por 1 a 0 sobre Honduras. Apesar do resultado apertado, a vitória foi importante para o México, que chegou aos 25 pontos e manteve na terceira colocação com três pontos de vantagem para a Costa Rica. Um simples empate na última rodada já é o suficiente para garantir o México em mais uma Copa do Mundo.

Quem também está bem encaminhado no Mundial é a seleção dos Estados Unidos, que goleou Panamá pelo placar de 5 a 1. Com isso, os norte-americanos chegaram também aos 25 pontos, além de conseguirem ampliar o saldo de gols para 13 positivos. Assim, para ficar sem uma das vagas diretas na Copa do Mundo, os Estados Unidos teriam que perder por 10 gols de diferença para a Costa Rica, na última rodada.

As Eliminatórias da Concacaf garantem três vagas diretas na Copa do Mundo, além de uma na repescagem. Neste momento, o Canadá já garantiu a sua classificação. Estados Unidos e México também estariam classificados de maneira direta, enquanto a Costa Rica ficaria com a repescagem. Essas três seleções disputarão duas vagas diretas na última rodada.

Quem cair para a repescagem terá pela frente o “campeão” das Eliminatórias da Oceania, que é a única que não dá uma classificação direta à Copa do Mundo. Nova Zelândia e Ilhas Salomão vão disputar esse posto para encarar a seleção que vai para a respescagem da Concacaf.

Confira os jogos da última rodada:

Quarta-feira (30 de março)
Todos os jogos serão disputados às 22h05 (de Brasília):

Panamá x Canadá
Costa Rica x Estados Unidos
México x El Salvador
Jamaica x Honduras

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo