A derrota por 3 a 0 do Bahia para o Flamengo foi repleta de polêmicas. A partida teve três expulsos, sendo dois do tricolor, e um pênalti marcado de forma incorreta para o time carioca na visão de diversos comentaristas de arbitragem. A penalidade assinalada pelo árbitro Vinicius Gonçalves, que insinuou que a bola foi no braço do zagueiro Conti, teve ainda consulta conjunta ao VAR, com o áudio da conversa sendo disponibilizado nesta sexta-feira (12).
Para se ligar nas notícias da Série A, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Na conversa, o árbitro de vídeo, Elmo Alves Resende Cunha, alegou que não enxergou motivo para o pênalti ser marcado, já que a bola teria batido apenas no peito do defensor do Esquadrão; confira a transcrição do diálogo abaixo.
– Vinícius, narra o que você viu – disse o árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha.
– Eu vejo um bloqueio com a mão, mais alto que ombro. Eu vejo pegar na mão – respondeu Vinícius Gonçalves.
– Recomendo revisão porque a bola bate no peito do jogador e vai no braço. O braço que está aberto não tem toque, está ok? – perguntou Elmo Alves Resende Cunha.
Após isso, Vinicius foi até a cabine do VAR revisar o lance, e a conversa continuou.
– Sai de perto de mim. Não quero saber – disse Vinícius Gonçalves para os jogadores do Bahia.
– Calma, eu vou analisar, Diego. Se afaste, por favor. Você me conhece, vai – respondeu para Diego, meia do Flamengo.
– Parei no ponto de contato quando a bola bate no peito e segue no braço. No braço que está esticado para cima não tem toque com a mão na bola, tá ok? – explicou o árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha.
– Eu vejo a bola pegar no bíceps dele, está vendo? – respondeu Vinícius Gonçalves ainda no campo.
– Tem outra câmera? – indagou Vinícius Gonçalves.
– Vou te mostrar que não tem outro toque. Qual braço você está falando? O direito ou o esquerdo? – pergunta o árbitro de vídeo.
– O direito – responde Vinícius.
– Ela bate no peito e vai no bíceps – continua Elmo Alves Resende Cunha.
– Concordo com o que você fala, mas ele está em uma ação de bloqueio. Ele corre o risco, e pega no braço. Vou manter a penalidade, está bom?
– Ok – finalizou o árbitro de vídeo.
Nas redes sociais, o presidente Guilherme Bellintani considerou o episódio como um assalto. A revolta foi compartilhada por Vitor Ferraz, vice-presidente do clube. O lance foi o estopim. Na manhã desta sexta-feira, Leonardo Gaciba foi demitido do cargo. O erro no lance do pênalti, considerado grave, fez com que a CBF antecipasse a mudança, e Alício Pena Júnior assume o cargo até o fim do ano.