A Seleção Brasileira chegou para a disputa da Copa do Mundo de 1994 sem estar figurando entre as principais favoritas e com um jejum de conquistas que já durava 24 anos, desde a Copa de 1970. Apesar disso, aquela seleção tinha nomes importantes como Taffarel, Dunga, Bebeto e Romário, que foram fundamentais para o quarto título da história da Seleção Brasileira.
A campanha do Brasil foi de maneira invicta e a equipe comandada pelo técnico Carlos Alberto Parreira somou cinco vitórias e dois empates nos sete jogos disputados. Foram 11 gols marcados e apenas três sofridos, mostrando a força daquela equipe que foi montada visando a Copa do Mundo.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Na primeira fase, o Brasil avançou na primeira colocação do grupo B, tendo somado sete pontos. Depois de vencer a Rússia e Camarões, a Seleção Brasileira empatou com a Suécia no último jogo da fase classificatória e avançou para os principais desafios daquele mundial. A partir de então, o Brasil teria uma sequência contra Estados Unidos, Holanda, Suécia e Itália até chegar ao seu quarto título.
O jogo das oitavas, contra a seleção da casa, é até hoje lembrado como um dos grandes jogos do Brasil na história dos Mundiais. A partida com os Estados Unidos aconteceu justamente no dia da independência do país e o Brasil venceu por 1 a 0 com gol de Bebeto. Contra a Holanda, nas quartas, um grande jogo terminou em vitória brasileira por 3 a 2 e até hoje um gol inesquecível marcado pelo lateral Branco em cobrança de falta.
A partir deste momento, o Brasil já mostrava a sua força na Copa do Mundo e passou a aparecer como um dos grandes favoritos. Na semifinal, com um improvável gol de cabeça de Romário, a Seleção Brasileira carimbou a sua vaga na decisão. Contra a Itália, o jogo terminou sem gols no tempo normal e o Brasil celebrou o título após Roberto Baggio chutar por cima o pênalti decisivo.
Confira a campanha do Brasil:
1ª rodada – Brasil 2×0 Rússia
2ª rodada – Brasil 3×0 Camarões
3ª rodada – Brasil 1×1 Suécia
Oitavas – Brasil 1×0 Estados Unidos
Quartas – Brasil 3×2 Holanda
Semifinal – Brasil 1×0 Suécia
Final – Brasil 0×0 Itália (pênaltis: Brasil 3×2 Itália)