Futebol Internacional

Em duelo equilibrado, Arsenal vence o Chelsea e reassume a liderança

Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images
Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images

Chelsea e Arsenal se enfrentaram no Stamford Bridge na manhã deste domingo (6) pela Premier League, o Derby londrino acabou tendo o resultado de 1 a 0 para os Gunners, que alcançaram o objetivo de retomar a liderança do Inglês. As equipes fizeram um duelo equilibrado até por volta do minuto 60′ da segunda etapa.

Em um enorme jogo de xadrez, as equipes se respeitaram nos dez primeiros minutos com a bola sendo tocada de lado a lado mas sem grandes infiltrações. Aos exatos 10′, uma excelente jogada de Gabriel Jesus deixou boas condições para White chutar mascado e assustar a torcida do Chelsea.

Os blues tentavam emplacar algum bom contra-ataque diante das linhas adiantadas do Arsenal que causavam nervosismo no setor defensivo da equipe treinada por Graham Potter. Apesar disso, os donos da casa também esboçavam uma marcação pressão mas por momentos esporádicos.

Aos 19′, Gabriel Jesus fez um verdadeiro salseiro na defesa do Chelsea até conseguir ficar com a visão privilegiada para chutar na entrada da grande área, ele só não contava com Thiago Silva travando o chute no momento certo.

A bola viajou pelo meio-campo e possibilitou um lindo contra-ataque puxado por Jorginho que lançou para Havertz. A defesa do Arsenal estava toda desalinhada, e o passe do alemão encontrou Mason Mount que ficou em situação parecida com a de Jesus e foi igualmente surpreendido, mas dessa vez por Saliba.

O jogo passou a ter contornos mais abertos a partir desse lance, aos 26′ Mendy quase entregou o ouro para Gabriel Jesus após uma bola recuada por Chalobah. O goleirão blue não percebeu a aproximação do brasileiro e teve que rifar de qualquer jeito para não tomar um frango antes do almoço de domingo.

No minuto 28′, Martinelli carregou a bola com carinho pelo lado esquerdo após uma excelente transição gunner, o brasileiro, um dos cotados para o ataque da Seleção Brasileira, cruzou procurando Gabriel Jesus que conseguiu resvalar na bola em um mergulho incrível, porém, sem a direção correta.

A resposta veio 4 minutos depois, aos 32′, com um escanteio cobrado por Mount procurando Thiago Silva que acabou cabeceando em cheio na bola, mas exagerando na força e jogando-a por cima do gol. O Chelsea ainda encontraria aos 33′ uma linda bola de Jorginho para Sterling observar a infiltração de Havertz, que sem força para chutar, facilitou o trabalho de Ramsdale.

Aos 35′, o Arsenal resolveu experimentar um cabeceio correto em um escanteio e assustou a torcida do Chelsea com Partey, que foi atrapalhado por Azpilicueta. No rebote, Xhaka cruzou acima da linha do Equador e isolou a bola.

Brasileiros foram decisivos

Photo by GLYN KIRK/AFP via Getty Images

O segundo tempo iniciou com um Chelsea mais acelerado e consequentemente mais faltoso, a mudança brusca na forma de marcar seria um problema na etapa complementar, na qual o Arsenal conseguiu explorar com enorme eficácia.

Aos 49′, o espanhol Azpilicueta chegou mostrando as travas da chuteira para Martinelli e recebeu apenas um amarelo, em um lance que dividiu opiniões. Aos 54′, Mendy apareceu salvando o gol do Chelsea. A virada de jogo de Odegaard, que jogou mais solto no segundo tempo, para Gabriel Jesus possibilitou o milagre do goleiro Blue.

Aos 56′ o jogo foi paralisado para um atendimento médico a um torcedor na arquibancada. A parada técnica serviu para possibilitar ao Arsenal se reajustar e retornar de maneira impiedosa. Com 60′, Martinelli recebeu um bom lançamento de Saka, mas arriscou em um movimento de voleio e desperdiçou a oportunidade.

Aos 61′, Gabriel Jesus mais uma vez apareceu com perigo no ataque do Arsenal. O brasileiro roubou a bola de seu compatriota, Thiago Silva, tabelou na entrada da área e finalizou com perigo para Mendy aparecer bem na foto e salvar o gol do Chelsea.

A pressão do Arsenal daria bons frutos, aos 62′ em um escanteio muito bem batido por Mason Mount, a bola viajou por toda a área do Chelsea até encontrar os pés de Gabriel Magalhães que empurrou para o fundo da rede dos Blues e abriu o placar no Stamford Bridge.

O Chelsea passou a jogar de maneira desordenada e cada vez mais vulnerável aos contra-ataques, entre eles, um que quase se tornou fatal aos 75′, Gabriel Jesus puxou uma enorme fila pelo meio-campo e entregou para Odegaard que mesmo em posição privilegiada, isolou a bola.

Aos 79′, o VAR entrou em ação para checar um possível pênalti de Cucurella, mas a possibilidade foi rejeitada, e aos 80′ Jorginho cruzou com perigo na área de Ramsdale, a bola foi rechaçada por White.

A emoção foi enorme até os 91′ onde Xhaka e Chalobah quase chegaram aos ‘finalmente‘ após uma discussão acalorada. O suíço estava afim de confusão, minutos depois discutiu com o italiano Jorginho, após este entender como desrespeito o gunner ter pedido apoio dos torcedores do Arsenal.

Mikel Arteta cada vez mais treinador

Photo by Ryan Pierse/Getty Images

Com uma idade média de 25 anos, a jovem equipe do Arsenal se mostrou impiedosa dentro do Stamford Bridge e não sentiu a pressão de estar jogando fora de casa. Em dados momentos, os Gunners ofereceram enorme perigo para a defesa dos Blues.

A aposta de Arteta em acreditar nos brasileiros Gabriel Jesus e Martinelli vem dando resultados, os dois se tornaram essenciais para o desenvolvimento ofensivo da equipe e são enormemente ajudados por Saka e Odegaard pelos lados.

Mikel Arteta prova aos poucos que os comentários injustos feitos por seu ex-comandado, Aubameyang, hoje no Chelsea, ao dizer que “não sabe lidar com grandes jogadores” foi injusto. A relação do craque e do treinador espanhol foi uma das mais turbulentas na história gunners.

Na partida do Stamford Bridge, ambos puderam se reencontrar, e a felicidade encontrou o caminho do espanhol que assumiu o comando do Arsenal após a saída do lendário Arsène Wenger. A recuperação fantástica dos Gunners, que voltam a disputar o título inglês após 5 temporadas, passa pela mente do jovem treinador.

Ao final, o Arsenal foi ao Stamford Brige e recuperou a ponta da tabela do Manchester City, com a vitória magra de 1 a 0 em cima do Chelsea. O gol brasileiro de Magalhães colocou os Gunners em 1° com 34 pontos, enquanto os Blues permanecem estacionados em 7° com 21 pontos.

Essas e outras notícias da Premier League você acompanha no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo