Campeonato Carioca

Em fases distintas, Flamengo e Fluminense fazem primeiro jogo da final do Carioca no Maracanã

Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Flamengo e Fluminense se enfrentam, neste sábado, no Maracanã, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. Em momentos distintos, os clubes duelam pela segunda vez no ano e voltam a decidir a competição. Enquanto o Tricolor busca o segundo título consecutivo em cima do rival, o Rubro-Negro tenta superar os fracassos do início da temporada e levantar sua primeira taça em 2023.

Sem sucesso na Supercopa, no Mundial e na Recopa, sobrou o Carioca para o Flamengo de Vítor Pereira não passar em branco no primeiro semestre da temporada. Pressionado, um possível vice pode custar o cargo do português, que até o momento não conseguiu fazer o elenco rubro-negro performar no nível esperado. O time da Gávea, inclusive, foi inferior ao Vasco em diversos momentos e esteve perto de uma queda precoce na semifinal do Estadual.

+Às vésperas da decisão, Flamengo tem dúvidas para enfrentar o Fluminense; veja as opções

O intervalo entre os jogos, no entanto, faz a torcida do Flamengo ter esperança em uma evolução nas finais. A última vez que o Rubro-Negro entrou em campo foi no dia 19 de março. De lá pra cá, Vítor Pereira teve uma semana livre de treinamentos para preparar o time que iniciará a decisão. Um grande problema para o português é a ausência de Arrascaeta, que sofreu uma lesão muscular grave e deve ser baixa até maio.

Além do desfalque do craque uruguaio e da pressão em cima de VP, o Flamengo terá outro fator a superar: o retrospecto negativo diante do clube das Laranjeiras. Nas últimas doze partidas, o Rubro-Negro foi derrotado em oito, ficou no empate em duas e venceu as outras duas. Outra recorte que demonstra o favoritismo do Flu são os jogos em que o Fla foi mandante, assim como será neste sábado. Nos últimos cinco encontros, são cinco triunfos do Tricolor.

Por outro lado, um título em cima do time de Fernando Diniz pode significar uma virada de chave na temporada. Tanto para o clube, como para Vítor Pereira, que ainda não sabe o que é viver sem pressão no Ninho do Urubu. Para isso, o Flamengo terá que demonstrar um futebol que ainda não exibiu na temporada e ser superior ao qualificado time do Fluminense em 180 minutos.

Pelo lado do Fluminense, o clima é de muito otimismo para os dois jogos que decidirão o Campeonato Carioca. Vindo da melhor atuação do ano, na goleada por 7 a 0 sobre o Volta Redonda, o time de Fernando Diniz ainda ganhou uma grande peça para uma posição carente do elenco, com a chegada de Marcelo. O lateral-esquerdo pode estrear, já na final da competição.

O time de Fernando Diniz vai para o clássico, em uma posição que se tornou quase que inusitada, nos últimos anos. Das quatro finais seguidas de Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, essa é a primeira vez que o clube das Laranjeiras é apontado como favorito do confronto.

+Fluminense terá uniforme personalizado para final contra o Flamengo

Apesar das notícias animadoras que rodam os bastidores das Laranjeiras, o Fluminense segue trabalhando para corrigir alguns problemas do time para a grande decisão. Fernando Diniz teve quase duas semanas livres de treinamentos, e a expectativa é que o time chegue mais inteiro fisicamente para o confronto contra o Flamengo.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Para a primeira partida da grande decisão, Fernando Diniz deve levar à campo, o mesmo time da última partida que disputou, na goleada sobre o Volta Redonda. A repetição de escalação pode indicar um Fluminense mais entrosado, com um esquema tático bem definido e encaixado. Apesar da expectativa pela estreia do Marcelo, a avaliação interna é de que o lateral não está 100% pronto para iniciar a partida.

Com tempo para se preparar e ajustar o time, Flamengo e Fluminense se enfrentam pelo título do Campeonato Carioca. Enquanto o tricolor tenta confirmar o favoritismo para sair com o bicampeonato, os rubro-negros esperam interromper o mal retrospecto no confronto, devolver o resultado de 2022 e de quebra, se recuperar da má fase que vive.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo