Campeonato Brasileiro

Em jogo com dois pênaltis, Athletico e Palmeiras empatam pelo Brasileirão

Neste domingo (2), o Athletico recebeu o Palmeiras em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão, e ficou no empate por 2 a 2

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Neste domingo (2), o Athletico recebeu o Palmeiras em partida válida pela 13ª rodada do Brasileirão 2023. As equipes fizeram um jogo movimentado e com chances para ambos os lados, justificando placar final: 2 a 2. Vitor Bueno e Vitor Roque fizeram os gols do Furacão, já Endrick e Gabriel Menino marcaram para o Verdão.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa do duelo começou logo com polêmica: com menos de 2 minutos, com uma bola lançada para Endrick dentro da área, próxima à linha de fundo. O defensor Zé Ivaldo, do Athletico, chegou para fazer a cobertura e acertou uma cotovelada na nuca do jogador palmeirense. O árbitro Jean Pierre Lima logo foi ao VAR olhar o lance, e a revisão não demandou muito tempo: pênalti claro. A polêmica se deu na intensidade do gesto de Zé Ivaldo, que gerou revolta nos palmeirenses. O lance ficou somente no cartão amarelo para o defensor da equipe paranaense, indignando os atletas palmeirenses.

Na cobrança, Endrick não foi feliz e praticamente recuou a bola para o goleiro Léo Linck, que fez a defesa. O jogo continuou movimentado, com as equipes colocando muita velocidade em seus ataques. O Athletico teve chances claras na bola aérea em cruzamentos pelo lado direito, que foram mal aproveitadas. Mas quem abriu o placar foi o Palmeiras, aos 22 minutos, com o próprio Endrick. Após cruzamento de Breno Lopes, a bola passou pela marcação e, próxima ao chão, sobrou para o jovem de 16 anos mergulhar de peixinho e deixá-la no contrapé do goleiro adversário. Com um certo equilíbrio dos dois lados, a etapa se encerrou sem mais gols.

Para saber mais sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

SEGUNDO TEMPO

Ao contrário do primeiro tempo, que havia sido relativamente equilibrado, o segundo se iniciou com o Palmeiras impondo pressão ao time da casa. Não demorou muito para a pressão surtir efeito: aos 12 minutos, após bola recuperada no campo de ataque, a ofensiva palmeirense permitiu que Gabriel Menino invadisse a área e chutasse colocado. A bola tinha endereço, mas o que impediu a defesa de Léo Linck foi um desvio em Thiago Heleno. Com a mudança de trajetória, o goleiro do Athletico ficou vendido no lance e só pode acompanhar a bola indo para o fundo da rede.

O Palmeiras tinha a partda controlada e jogava melhor, mas aos 23 minutos, tudo mudou. Vitor Roque finalizou dentro da área e a bola foi bloqueada por Garcia, que estava com o braço aberto. Jean Pyerre Lima novamente foi ao VAR e, sem muita demora, assinalou o segundo pênalti da partida. Garcia já tinha cartão amarelo, e acabou recebendo o segundo, consequentemente sendo expulso. Vitor Bueno deslocou Weverton na cobrança e descontou para o time da casa. Após o gol, se aproveitando da vantagem numérica, o Athletico foi pra cima e, 5 minutos depois, após lançamento na área e bola escorada de cabeça por Madson, Vitor Roque ficou livre de frente para o gol, tendo apenas o trabalho de completar a jogada e empatar a partida.

Mesmo com a desvantagem numérica, o Palmeiras conseguiu suportar bem a pressão e não cedeu a virada. O Athletico não teve maiores oportunidades depois do gol de Vitor Roque, e a partida se encerrou em 2 a 2. Com o empate, o Athletico fecha a rodada na 9ª posição com 20 pontos, 1 atrás do Internacional. Já o Palmeiras entra no G4, igualando os 23 pontos do RB Bragantino. Com 6 vitórias cada, a posição é definida entre as equipes pelo saldo de gols (12 do Palmeiras contra 8 do RB Bragantino).

PRÓXIMOS JOGOS

As duas equipes voltam à campo na quarta-feira, ambas pelos jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O primeiro a entrar em campo é o Palmeiras, que visita o rival São Paulo no Morumbi às 19h30 (horário de Brasília). Mais tarde, às 21h30, o Athletico visita o Flamengo no Maracanã. Estas e outras partidas terão cobertura completa em tempo real no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo