Um jogo que não alteraria em nada na tabela do Campeonato Paulista foi um dos mais movimentados da tarde deste domingo. Na Arena Corinthians, em São Paulo, o Novorizontino venceu o Santos de virada, por 3 a 2, na última rodada da fase de grupos do estadual.
Com uma arbitragem polêmica, o time do interior paulista se aproveitou da expulsão do atacante Uribe, no início do segundo tempo, para se impor sobre o Peixe e virar a partida.
Os dois gols do Santos foram marcados por Marinho, enquanto Cléo, Guilherme Queiroz e Batista balançaram as redes pelo lado do Novorizontino.
Primeiro tempo
A primeira etapa foi dominada pelo Santos. Com um trio de jogadores inspirados – Marinho, Soteldo e Jobson –, o Peixe conseguiu acelerar a partida para abrir o placar, e também soube cadenciar o jogo para controlar o fôlego dos atletas, que ainda não estão 100% fisicamente.
Enquanto Marinho e Soteldo davam trabalho para os zagueiros e laterais pelos lados do ataque, o volante Jobson teve momentos de “maestro”, e criou jogadas importantes de perigo para o Santos.
O Novorizontino também chegou com perigo em duas oportunidades, mas o goleiro Vladimir e a defesa do Peixe fizeram um primeiro tempo seguro.
Segundo tempo
Assim que o segundo tempo começou, foram necessários apenas cinco minutos para que o jogo virasse de cabeça para baixo. Logo aos dois, Marinho aproveitou um belo contra-ataque do Santos para ampliar o placar. Porém, três minutos depois, o centroavante Uribe foi expulso por entrada forte no meio de campo e desestabilizou o jogo do Peixe.
Com um a menos, o Santos sentiu a expulsão e permitiu que o Novorizontino aproveitasse o momento para diminuir o placar, com gol de Cléo, aos 13 minutos.
Já aos 16, Diego Pituca bloqueou um cruzamento do ataque do Novorizontino e o árbitro marcou um pênalti polêmico. Nas imagens de replay, é possível observar que a bola bate apenas na cintura do volante santista, e não no braço.
Na cobrança, Guilherme Queiroz bateu bem e empatou a partida. Vladimir pulou do lado certo, mas não conseguiu alcançar a bola.
Em seguida, o Santos se reencontrou e voltou a equilibrar a partida. Mesmo assim, com um a menos em campo, o Peixe sofreu para correr por 11 e deixou o Novorizontino controlar a posse de bola.
E foi assim que veio a virada do Tigre. Aos 35 do segundo tempo, Nando recebeu na direita e cruzou para Batista, que cabeceou na trave, e no rebote, a bola bateu nas costas do goleiro Vladimir e entrou.
Depois disso, o Santos não teve mais forças para buscar o empate e encerrou a primeira fase do Paulistão com derrota.
Mais uma expulsão
Pelo terceiro jogo seguido, o Santos teve um jogador expulso de campo. Desta vez, o cartão vermelho foi para o centroavante Uribe, que fazia um jogo regular, mas deixou o gramado logo no início do segundo tempo.
Próxima fase
Já classificado desde quinta-feira, o Santos conheceu neste domingo seu adversário das quartas de final do Campeonato Paulista. Na próxima semana, o Peixe enfrenta a Ponte Preta, em casa. A data e o horário do jogo ainda será definido pela Federação Paulista de Futebol.
Do outro lado, o Novorizontino se despede do Paulistão com uma campanha regular. Ao todo, o Tigre teve três vitórias, sete empates e duas derrotas no estadual.
Destaques
Marinho – Fez apenas seu terceiro jogo na temporada, mas mostrou que está 100% recuperado da fratura sofrida no pé esquerdo, logo na estreia do Paulistão. Foi veloz e driblador pelo lado direito do campo e marcou os dois gols do Santos na partida.
Soteldo – Novamente foi um dos melhores do Santos em campo. Teve momentos ousados, com belos dribles e cruzamentos perigosos. A cada dia se mostra mais maduro com a camisa do Peixe.
Jobson – Titular na vaga de Alison, o volante mostrou que vai fazer uma sombra enorme para o dono da posição. Foi bem tanto ofensiva quanto defensivamente. Criou jogadas, acertou passes e foi importante na armação do time.
Uribe – Fazia uma partida regular, mas foi expulso no comecinho do segundo tempo e comprometeu completamente o jogo do Santos. O Peixe se desestabilizou e sofreu a virada após a expulsão do atacante.
Notas
- Vladimir – 6,5
- Pará – 7,0
- Lucas Veríssimo – 5,5
- Luan Peres – 5,0
- Felipe Jonatan – 7,0
- Jobson – 8,0
- Diego Pituca – 6,0
- Jean Mota – 7,5
- Soteldo – 8,0
- Marinho – 8,5
- Uribe – 4,5
- (Sandry – 5,5)
- (Arthur Gomes – 5,0)
- (Anderson Ceará – 5,5)
- (Tailson – 5,0)
Para saber tudo sobre seu time, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Pingback: Jesualdo se diz frustrado com virada do Novorizontino, mas elogia primeiro tempo do Santos: "Fomos bem" - Esporte News Mundo