O Botafogo-PB recebeu o Atlético-BA no Almeidão, em João Pessoa, e venceu a equipe baiana por 1 a 0. O duelo válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste, que ocorreu na tarde deste sábado (12), teve apenas um artilheiro no jogo, sendo Gustavo Coutinho, que marcou para a equipe paraibana ainda na etapa inicial.
ATLÉTICO-BA PRESSIONOU, MAS QUEM SAIU NA FRENTE FOI O BOTAFOGO-PB
O duelo começou com o Atlético-BA mais ousado no ataque. Aos nove minutos, Miller deu o primeiro susto após arriscar um chute potente de fora da área e a bola passar perto da meta paraibana. E a equipe baiana não tirou o pé. No minuto 13, Dionísio arriscou de fora da área, exigindo grande defesa de Luís Carlos, e na sequência, Paulinho cruzou na cabeça de Gabriel Esteves que cabeceou perto do gol. E nem deu tempo relaxar. Após essa sequência de ataques do Atlético-BA, o goleiro do Belo saiu jogando mal, dando a bola nos pés de Gabriel Esteves, que aproveitou e passou para Miller que finalizou na trave.
O Belo só reagiu aos 25 minutos, bem timidamente, quando Leilson cobrou escanteio e encontrou a cabeça de Gustavo Coutinho, que cabeceou no meio do gol, para a boa defesa de Fábio Lima. O certo é que o jogo caiu de rendimento e, quem não faz, leva.
Aos 39 minutos, Leilson arriscou do meio de campo, o goleiro Fábio Lima tentou encaixar e acabou dando rebote nos pés de Gustavo Coutinho, que não tem nada a ver com isso, e mandou para as redes, abrindo o placar para o Botafogo-PB.
ETAPA FINAL SEM CRIATIVIDADE E VITÓRIA DO BELO
Diferentemente do primeiro tempo, o Belo começou a segunda etapa mais ofensivo, e já aos 2 minutos Anderson Paraíba fez um cruzamento para a área, encontrando Gustavo Coutinho que cabeceou forte mas a bola foi para fora.
O Atlético-BA respondeu. No minuto 11, Paulinho cruzou na segunda trave e Miller cabeceou com firmeza, mas a bola saiu por cima do gol.
O jogo passou a ser mais estudado e, com as mudanças, as equipes passaram a atacar com menos intensidade. Aos 29 minutos, Gustavo Coutinho aproveitou o corredor lateral esquerdo, avançou e cruzou no ponto certo para Adilson Bahia que cabeceou com muito perigo mas a bola saiu pela linha de fundo.
Sem muita criatividade técnica e ofensiva, as equipes não protagonizaram mais chances de perigo de gol. Aos 50 minutos, em cobrança de escanteio, o Atlético-BA cobrou escanteio fechado e o goleiro do Belo, Luís Carlos, teve que fazer boa defesa. Em mais um escanteio, o goleiro Luís Carlos saiu do gol? Não achou nada e Anderson cabeceou e por muito pouco não empatou o duelo no fim. Sem conseguir o empate, a equipe paraibana venceu o duelo pelo placar mínimo.
ESCALAÇÕES
BOTAFOGO-PB: Luís Carlos; Sávio, Gabriel Yanno, Paulo Vítor e Bruno Ré; Diego Gomes (Esquerdinha), Adriano Junior (Adílson Bahia) e Pablo; Anderson Paraíba (Gabriel Rangel), Leilson (Nicolas) e Gustavo Coutinho. Técnico: Gérson Gusmão
ATLÉTICO-BA: Fábio Lima; Paulinho, Iran, Bremmer e Matheus Leal (Rael); Leandro Sobral (Emerson), Dionísio e Miller; Gabriel Esteves (Reinaldo), Thiaguinho (Hadrian) e Jerry. Técnico: Agnaldo Liz
CLASSIFICAÇÃO DO REGIONAL
Com o resultado positivo, o Botafogo-PB vence a primeira na fase de grupos da Copa do Nordeste, soma quatro pontos e ocupa a sexta colocação no grupo B. A situação do Atlético-BA é similar a do rival, estaciona com quatro pontos e ocupa a quarta colocação no grupo A do regional.
PRÓXIMOS COMPROMISSOS
As equipes seguem com o pensamento na Copa do Nordeste. Na terça-feira (15), o Botafogo-PB encara o Fortaleza, no Almeidão, às 19h30; e no mesmo dia, mas às 21h30, o Atlético-BA vai até Recife enfrentar o Náutico, nos Aflitos. Os dois jogos são válidos pela quinta rodada da competição regional.