Automobilismo

Em má fase, Pérez recebe ultimato de Red Bull e final de temporada decidirá seu futuro

Foto: Divulgação/Red Bull

Um dos pilotos mais criticados nas últimas corridas, Sergio Pérez recebeu um ultimato da Red Bull e o mexicano terá que provar seu valor nos próximos cinco GPs, caso contrário a equipe taurina buscará um substituto que seria Daniel Ricciardo.

+ Netflix confirma 1ª transmissão esportiva que contará com quatro pilotos da F1

A informação é da versão italiana do site Motorsport desta quinta-feira (19). A matéria, assinada pelo conceituado jornalista Roberto Chinchero, afirma que os apenas cinco pontos conquistados por ‘Checo’ nas últimas três corridas realizadas — Cingapura, Japão e Catar — deixaram o #11 precisando superar “uma crise profunda” para garantir o assento para o ano que vem. A título de comparação, dentro do mesmo período, apenas as duplas da AlphaTauri, Haas, Williams e Alfa Romeo, além de Lance Stroll, pontuaram menos.

A má performance em Lusail, aliás, foi potencializada pelas três infrações cometidas por exceder os limites de pista que resultaram num total de 15s de punição. Mesmo assim, Pérez ainda arrancou um décimo lugar, mas Christian Horner não deixou passar, adotando um tom de cobrança muito maior que antes.

“Acho que realmente precisamos conversar com Checo porque sabemos do que ele é capaz, e ele não está em boa forma no momento. Precisamos desesperadamente que ele recupere essa forma para manter o segundo lugar no campeonato”, bradou Horner após o GP do Catar, indo além: “Foi frustrante vê-lo sair do fim de semana com apenas um ponto, e acho que ele poderia, mesmo largando no final do grid, ter tido a chance pontuar decentemente hoje”, disparou.

Na tentativa de deixar os últimos desempenhos ruins para trás, Pérez passou três dias seguidos trabalhando no simulador da Red Bull — “algo que nunca havia feito antes”, como frisou o próprio Horner ao tabloide britânico Mirror. E o chefão da base em Milton Keynes disse que ‘Checo’ apresentou bom progresso, porém “espera que apareça neste final de semana”.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

O declínio de Pérez começou para valer do GP de Miami em diante. Na primeira corrida realizada em solo americano, o RB19 #11 alinhou na posição de honra, enquanto Max Verstappen foi apenas o nono colocado no grid. Só que com uma estratégia ousada, o holandês não tomou conhecimento do companheiro de equipe e destruiu qualquer chance de Sergio sonhar com uma disputa de título.

Perder para Verstappen em Miami foi um duro golpe. A pista seguinte, Mônaco, seria a chance clara de recuperação, pois se tratava do seu tipo preferido de circuito, de rua, mas Pérez cometeu um erro ainda no Q1 e largou em último. E dali em diante, foram cinco corridas em sequência longe do Q3 nas classificações.

A publicação italiana ainda diz que a razão de Pérez ainda continuar ao lado de Verstappen em 2023 foi a falta de alternativas, tanto que o time dos energéticos optou por colocar o veterano Ricciardo na vaga de Nyck de Vries na AlphaTauri em vez de subir alguém da academia. Só que a lesão sofrida pelo australiano em Zandvoort funcionou como uma espécie de “sobrevida” para Pérez, já que Ricciardo ficou de fora de cinco corridas, atrapalhando uma avaliação mais precisa de Horner e Helmut Marko, consultor da Red Bull, quanto à performance de Daniel.

A Fórmula 1 retorna nesta sexta com os treinos livres do GP dos Estados Unidos e no domingo acontece a corrida em Austin.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo