O Fortaleza completa, nesta segunda-feira, 103 anos de história. O Leão do Pici vive uma das melhores fases desde a sua existência. O time está na semifinal da Copa do Brasil e ainda luta por uma vaga na Libertadores no Campeonato Brasileiro. Além disso, mostrou evolução nos últimos anos.
O clube conquistou acesso à Série B em 2017. Em 2018, o Tricolor levantou a taça da Série B e garantiu o acesso à Série A com uma campanha avassaladora. Em 2019 conquistou a Copa do Nordeste e alcançou vaga para Sul-Americana, um feito inédito na história do clube.
Em 2021, o Tricolor conquistou o Tricampeonato Cearense. Fora isso, o torcedor vai ver o time disputar uma semifinal de Copa do Brasil pela primeira vez. O Leão entrou na disputa ainda na primeira fase da competição e construiu um caminho sólido até o confronto com o Atlético-MG.
No Brasileirão, o time está na terceira posição e 45 pontos, com 13 vitórias, seis empates e oito derrotas. Com isso, o Fortaleza pode considerar a Libertadores uma realidade. O time passou quase todas as rodadas da Série A entre os quatro primeiros colocados.
MUSEU VIRTUAL
Para celebrar este momento, o clube elaborou um Museu Virtual. Os principais momentos dos 103 anos do Fortaleza estão compilados e disponíveis gratuitamente em uma galeria virtual no eMuseu do Esporte (emuseudoesporte.com.br).
+ Clique aqui e faça a sua visita.
Com o uso de fotos e documentos originais (súmulas e vídeos), a galeria do Fortaleza no eMuseu vai explorar em detalhes as principais conquistas do Leão e valorizar os grandes esquadrões que até hoje os torcedores relembram com saudade. Os gols históricos e as memoráveis vitórias enriquecem ainda mais um acervo que promete emocionar a massa tricolor.
– Em um mundo cada vez mais virtual, é muito importante disponibilizarmos o acervo da nossa história, do nosso museu, nesse formato. Em parceria com o eMuseu, o Fortaleza dá mais esse passo no caminho da inovação, uma oportunidade do clube valorizar a sua marca e mostrar ao mundo inteiro, através desse ambiente, as conquistas e tudo relacionado ao Tricolor de Aço – disse o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.
A navegação se assemelha a uma visita real a um museu. Na tela, é possível caminhar pelos corredores, virando-se para os lados, no intuito de ver de frente cada conteúdo, entrar em salas e até migrar para outra galeria virtual existente na plataforma. Todo o material disponível e as informações foram colhidas e separadas a várias mãos, ou seja, uma curadoria conjunta.
O eMuseu do Esporte é uma realização da startup Gama Assessoria, em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).