Neste domingo (12), Cuiabá e Fortaleza se enfrentaram pela 34° rodada do Campeonato Brasileiro. A Arena Pantanal foi o palco do confronto, que assinalou a chance de concretização da permanência na Série A para ambos os clubes. O apito final da disputa marcou a vitória Auriverde por 2 a 1, com gols de Deyverson e Isidro Pitta pelo Dourado, e Yago Pikachu pelo Leão.
Ainda, o duelo assinalou o 18° encontro entre as equipes. Com o resultado, o time Mato-Grossense chega ao seu 5° triunfo no confronto. Com isso, agora o retrospecto contém 7 vitórias para o Fortaleza, 6 empates, além dos 5 triunfos Auriverdes.
+ Para ficar por dentro de tudo que acontece no Campeonato Brasileiro Série A, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
1° TEMPO
Após um começo de jogo enérgico por parte do Fortaleza, o Cuiabá equilibrou as ações ofensivas do confronto. Devido à esse emparelhamento, o Dourado conseguiu abrir o marcador com Deyverson. O camisa 16 do time Mato-Grossense cabeceou para o fundo das redes Tricolor depois de um cruzamento preciso de Denilson, em uma jogada que marcou o momento agudo dos Auriverdes na partida.
Seguinte ao gol, os mandantes apresentaram uma ação contínua de domínio no duelo, a qual expôs a postura reativa dos visitantes, os quais visaram o contragolpe como forma de ataque. A equipe de Rogério Ceni buscou utilizar a velocidade de Guilherme e Marinho para chegar com perigo à barra do Cuiabá, além dos cruzamentos almejando o centroavante Lucero.
Ainda, a primeira etapa contou com a parada para hidratação, também usada pelos técnicos para passar instruções mais incisas aos seus atletas. Após a parada, o Fortaleza apresentou uma nova postura no confronto, que passou a utilizar a pressão dentro do campo defensivo do Cuiabá para recuperar a posse de bola, além do alto volume ofensivo. Contudo, essa tática expôs espaços deixados pelos jogadores do Leão, os quais foram utilizados pelos Auriverdes, principalmente por Clayson. O camisa 29 do Dourado aproveitou o erro de Pedro Augusto e gerou uma grande chance para o time Mato-Grossense. Entretanto, foi marcado o impedimento na jogada, anulando qualquer chance de um novo gol.
O contragolpe, muito utilizado pelo Dourado, também foi a forma encontrada pelos Auriverdes para se utilizarem dos espaços deixados pelos Tricolores. Aos 40 minutos, em uma ação rápida, Patric Calmon finalizou a barra do Fortaleza. Pórem, João Miguel impediu a ampliação do placar por parte do clube Auriverde.
Ao fim da primeira etapa, o Leão deteve a posse de bola, na tentativa de ferir a defesa adversária. Contudo, a formação tática utilizada pelo elenco de António Oliveira, o qual minou e reduziu os espaços de ataque dos Tricolores, eliminando qualquer chance de empate no final dos 45 minutos iniciais.
2° TEMPO
Já na volta para do intervalo, ambos os clubes promoveram mudanças em sua equipe. Rogério Ceni, de maneira buscou reverter o resultado e postura de sua equipe com as entradas de Imanol Machuca, Yago Pikachu e Calebe. Em contrapartida, António Oliveira, de forma mais incisa, substituiu Patric Calmon por Uendel. No time Auriverde, a alteração foi realizada de atletas de mesma função e posição. Devido as entradas no Leão, o time Tricolor passou a deter as ações ofensivas, controlando o ritmo do jogo, visando furar as linhas defensivas do Cuiabá.
Devido à essa mudança no Fortaleza, aos 11 minutos, foi a vez de Fernando Sobral adentrar no campo pelo Dourado. O camisa 88 voltou a atuar após ficar de fora na última rodada (33°), pois havia recebido o 3° cartão amarelo. A entrada de Sobral assinalou a busca por um maior número de desarmes e interrupção de jogadas dos visitantes. Além disso, o meio campista promoveu uma maior compactação defensiva do Cuiabá.
Visando superar a defesa Auriverde, o clube Cearense contou com as jogadas individuais de Imanol Machuca e com os cruzamentos dentro da área Mato-Grossense. Em contrapartida, o Cuiabá voltou a utilizar o contragolpe, se utilizando da velocidade de Isidro Pitta e Derik Lacerda.
Com o passar dos minutos, a pressão Tricolor aumentou, utilizando principalmente os cruzamentos. Contudo, a defesa do Dourado minou as chances do Fortaleza. Ainda, os jogadores Auriverdes apresentaram dificuldade ao segurar a bola em seu campo de ataque, pedido realizado pelo técnico António Oliveira. Devido à essa impossibilidade, o Leão conseguiu balançar as redes do time Mato-Grossense com Gonzalo Escobar. Contudo, o gol foi anulado pelo árbitro Caio Max, pois foi assinalada falta de Imanol Machuca e continuidade da vitória parcial do Cuiabá.
Em sequência, o Dourado ampliou o placar com Isidro Pitta após uma penalidade marcada à favor dos mandantes. O pênalti foi marcado depois de Derik Lacerda roubar a bola no campo defensivo, em um erro de Yago Pikachu, disparar em velocidade, driblando Emanuel Brítez e ser derrubado pelo arqueiro Tricolor na grande área. Na cobrança, o camisa 9 Auriverde marcou o segundo gol do clube Mato-Grossense e confirmou a vitória do Cuiabá.
Apesar do gol Auriverde, o Fortaleza tentou furar a defesa do Dourado por meio dos cruzamentos. Ainda, aos 51 minutos, o Leão pediu pênalti após o jogador Tricolor ser derrubado na área. Contudo, Caio Max assinalou apenas escanteio. Depois da cobrança de escanteio, os visitantes conquistaram o seu primeiro gol com Yago Pikachu. O camisa 22 do Fortaleza finalizou de fora da área no canto da barra adversária, sem chances para Walter.
Ainda, o Dourado teve a chance de ampliar o placar novamente, com Isidro Pitta. O camisa 9 dos mandantes finalizou na trave após de uma rápida transição ofensiva dos Auriverdes, em um contragolpe quase que fatal. Assim, o apito final marcou a vitória do Cuiabá sobre o Fortaleza, além da concretização da permanência Mato-Grossense na Série A do Campeonato Brasileiro.
MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
PRÓXIMOS CONFRONTOS
O Dourado volta a entrar em campo no dia 26, contra o São Paulo, após a parada pela Data Fifa. Em partida válida pela 35° rodada do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá terá a chance confirmar sua vaga na Copa Sul Americana. Caso triunfe, o clube Auriverde poderá assumir a 7° posição da tabela, atualmente detida pelo Athletico Paranaense, com 50 pontos.