Futebol Internacional

Em partida pobre tecnicamente, Itália vence Malta fora de casa

Foto: Claudio Villa/Getty Images

E a Squadra Azzurra consegue sua primeira vitória nas Eliminatórias da Eurocopa 2024. Fazendo uma partida burocrática, a Itália confirma o favoritismo, e bate a seleção de Malta por 2 a 0, no Ta’ Qali National Stadium, em Malta, pela 2ª rodada do Grupo C das Eliminatórias da Euro. Os gols foram marcados por Retegui e Pessina.

Com a vitória, a seleção italiana chega aos 3 pontos e ocupa a 2ª colocação do grupo, empatado com a Macedônia do Norte. Já Malta é a lanterna, com nenhum ponto em dois jogos. A liderança do grupo é da Inglaterra, que bateu a Ucrânia por 2 a 0 e chegou aos 6 pontos.

Primeiro tempo

A primeira etapa começou como esperado, ou seja, com a azzurra pressionando forte na marcação, para tentar roubar a bola rápido e partir para o ataque. Já a seleção de Malta, tentou apostar na posse de bola, a fim de evitar a pressão italiana, porém, sem muito sucesso.

Mas apesar do domínio da Itália, a primeira grande chance foi de Malta. Aos cinco minutos, Mbong puxou um bom contra ataque e lançou para Satariano. O atacante ganhou na corrida de Scalvini, invadiu a área e bateu forte, pra grande defesa de Donnarumma.

Vendo a fragilidade italiana na recomposição, a seleção maltesa passou a se fechar e explorar o contra ataque. Para se ter a noção, a seleção italiana somente conseguiu sua 1ª finalização aos quatorze minutos, após um ótimo chute do zagueiro Romagnoli que o goleiro Bonello botou para escanteio.

Mas logo em seguida ao primeiro chute, veio o primeiro gol da azzurra. Após a cobrança de escanteio de Tonali, o atacante ítalo-argentino Retegui subiu mais que a defesa de Malta e testou para o fundo das redes. 1 a 0 Itália. Retegui, que também marcou na derrota para a Inglaterra, chegou a 2 gols em 2 jogos pela seleção italiana.

O gol desestabilizou a seleção maltesa, que passou a jogar desconcentrada, desperdiçando algumas oportunidades de contra ataque e passando a ceder mais espaços ao ataque italiano. E a Itália aproveitou. Aos vinte e seis minutos, Politano fez grande jogada pela direita e cruzou para a área. Grifo tentou chutar de primeira e furou a bola, que sobrou para o ítalo-brasileiro Emerson na lateral da área. O lateral esquerdo cruzou na medida para Pessina, que só teve o trabalho de escorar para as redes. 2 a 0 Itália.

E quem pensa que a azzurra ia ficar satisfeita com o 2 a 0, errou. A Itália aumentou o ritmo, e aos trinta minutos, o ponta esquerda Grifo, após outra grande jogada de Politano, obrigou o goleiro Bonello a operar um milagre.

Encurralada, Malta viu a equipe da Itália pressionar até o fim da primeira etapa, principalmente pelos lados do campo, com Politano e Grifo, porém, sem criar chances claras de gol.

Segundo tempo

Tentando ajustar o que teve de errado na primeira etapa, o técnico de Malta, Michele Marcolini, que inclusive é italiano, demorou a liberar a equipe para a segunda etapa, atrasando o reinício de jogo.

Mas a demora não surtiu muito efeito, ou seja, a partida continuou nas mãos da Itália. Pressionada, Malta voltar a tentar espetar contra ataques, principalmente pelo lado esquerdo, com o ala Corbalan.

Como no início do primeiro tempo, a azzurra não conseguia transforma sua superioridade em chances de gol, e passou a dar um pouco de esperança a seleção maltesa. Aos onze minutos, os donos da casa quase descontam. Após escanteio pela direita, Jordi Jones quase marca um gol olímpico, e no rebote, Guillaumier bateu em cima da marcação italiana.

Vendo a perda de terreno e o crescimento da seleção de Malta na partida, Roberto Mancini passou a realizar mudanças já aos vinte e dois minutos da segunda etapa. E a mudança quase dá efeito imediato. Aos vinte e quatro minutos, após escanteio da direita, o atacante Scamacca bate de “puxeta” na bola, obrigando o goleiro maltês a fazer grande defesa. Ia ser um golaço do centroavante do West Ham.

Em resposta, Marcolini passou a soltar mais a equipe de Malta, realizando alterações do meio para frente, com destaque para o meia Teddy Teuma, um dos principais nomes Royale Union Saint-Gilloise, time belga que faz grande campanha na UEFA Europa League desse ano. O camisa 10 maltês passou a organizar melhor a equipe, fazendo com que a equipe da casa passasse a pressionar a Itália.

Apesar do bom segundo tempo, a seleção de Malta não conseguiu transformar essa melhora em gols, fazendo com que a azzurra segurasse o resultado de 2 a 0 sem mais problemas.

A Itália volta a campo pela Eliminatórias da Eurocopa somente em setembro, contra a Macedônia do Norte, fora de casa. Antes disso, enfrenta a Espanha, dia 15/06, pela UEFA Nations League. Já a seleção de Malta recebe a Inglaterra, dia 16/06, pelas Eliminatórias da Eurocopa.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo