Após conquistarem o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile, e a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Martine Grael e Kahena Kunze mal tiveram tempo de comemorar e já estão prontas para uma nova missão. A caminhada agora passa por Vilamoura, em Portugal, onde a dupla lutará pelo tricampeonato Europeu na classe 49erFX, entre os dias 8 e 13 de novembro.
As brasileiras se sagraram campeãs da competição em 2019 e 2022. Para este ano, a promessa é de uma disputa de alto nível, com 55 equipes inscritas na 49erFX. Para os europeus, ela vale como classificatória para Paris 2024. Ao todo, são esperados cerca de 400 atletas e 30 nações nas regatas em mares portugueses.
“A preparação é constante e cada etapa faz parte, inclusive aqui. Acho que é bem importante passar por um campeonato grande e ter pressões, adversárias que façam um jogo mais duro. Agora, temos muitos eventos pela frente até os Jogos Olímpicos. Já vamos correr para competir no Europeu”, disse Martine.
O Campeonato Europeu será o sexto grande evento da dupla mais vitoriosa da vela feminina brasileira, campeã dos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020. Em abril, Martine e Kahena conquistaram o tradicional Trofeo Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha. No mesmo mês, no país das próximas Olimpíadas, Martine Grael e Kahena Kunze levam o bronze na Semana Olímpica Francesa, em Hyères.
Em julho, também na França, mas na cidade de Marselha, ela ficaram com a medalha de prata no Evento-teste da vela de Paris 2024. Em agosto, participaram do Mundial de Vela, em Haia (HOL), e fecharam em 12º. E em novembro, veio o ouro no Pan de Santiago e a classificação para os Jogos Olímpicos do ano que vem.
Sobre Martine Grael e Kahena Kunze
Uma das parcerias mais vitoriosas da vela mundial, Martine e Kahena têm mantido o Brasil no patamar dourado da modalidade nas últimas décadas. Em busca do tricampeonato olímpico, as velejadoras contam com o patrocínio de Prada, Energisa, Magic Marine e Gottifredi Maffioli, além de serem apoiadas pelos programas Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e CBVela.
Filhas dos icônicos Torben Grael e Cláudio Kunze, respectivamente, Martine e Kahena conquistaram o primeiro título juntas em 2009, o do Mundial Júnior da classe 420. Após quatro anos em rumos distintos, elas retomaram a dupla em 2013 e trilharam um caminho de sucesso, que teve como pontos altos os ouros nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020, além do título mundial de 2014, os vice-campeonatos mundiais de 2013, 2015, 2017 e 2019, e a conquista dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019, entre outros.