Goiás

Em sete meses, base do Goiás acumula 75% de aproveitamento e cinco títulos conquistados

Esmeraldinos contam com bons números na atual temporada - Foto: Goiás/Divulgação

O Goiás se tornou o primeiro clube a conseguir vencer as quatro competições estaduais de base em um único ano.

Foto: Goiás/Divulgação

A temporada de 2023 vem sendo de grande êxito para as equipes de base do Goiás. Em 58 jogos disputados, de janeiro a julho, o clube alviverde conquistou 41 vitórias e 12 empates. Derrotadas apenas cinco vezes no ano, as equipes esmeraldinas sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20 detém 75% de aproveitamento. Na soma desses compromissos, 156 gols foram marcados, o que resulta em uma média superior a 2,6 gols por jogo.

                 

Além disso, na atual temporada, as quatro categorias conquistaram o título dos campeonatos de base organizados pela Federação Goiana de Futebol (FGF). Com essas campanhas, o Goiás se tornou o primeiro clube a conseguir vencer as quatro competições estaduais de base em um único ano.

“Os números mostram a qualidade do trabalho que vem sendo realizado e isso é mérito de todos os profissionais envolvidos. Sabemos o quanto que, para o clube, é importante construir um projeto sólido com os jovens atletas. Estamos em evolução, mas não podemos nos acomodar. Os desafios são diários e ainda temos uma margem grande para crescimento”, afirma Eduardo Pinheiro, diretor das categorias de base do Goiás.

No Goiano, o sub-13 e o sub-15 levantaram o troféu de forma invicta. Os mais novos disputaram 10 partidas, com nove vitórias e um empate. Na final, superaram o Vila Nova pelo placar agregado de 8 a 2. Já o sub-15 venceu 13 jogos e empatou um, sendo que, na decisão, levou a melhor sobre o Atlético-GO (3 x 1, no agregado).

Já o sub-17 foi campeão nos pênaltis, também diante do Atlético-GO, em uma trajetória que contou com nove vitórias, seis empates e duas derrotas. Por fim, o sub-20 chegou ao topo do pódio com um triunfo diante do Trindade, por 3 a 0. Ao todo, na competição, o time júnior obteve dez vitórias, quatro empates e sofreu três derrotas.

Além das conquistas no estado, o Goiás também alcançou bons resultados em torneios nacionais e internacionais. No início do ano, o sub-20 chegou até à semifinal da Copa São Paulo de Futebol Jr, algo que não acontecia desde 2013.

Já o sub-13 foi a Portugal, em abril, onde disputou a IberCup, torneio que contou com a participação de clubes de países como Espanha, França, EUA, Inglaterra e Portugal. Na ocasião, o Esmeraldino foi vice-campeã, com 76% de aproveitamento, perdendo apenas a final, para o Málaga, por 1 a 0

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo