Mais Esportes
Em show de Gabi, Brasil ganha da Holanda e garante o vice na tabela para as semis da VNL
— Continua depois da publicidade —
O Brasil venceu, neste sábado (19), a Holanda em partida válida pela Liga das Nações (VNL) por 3 x 0. Em parciais de 25×19, 25×19 e 25×20. Rimini (ITA) ficou pequena para o show brasileiro diante das europeias. A vitória com apenas sete erros na partida inteira, garantiu a segunda colocação da amarelinha na tabela de classificação da competição internacional.
A Holanda veio de derrota no último jogo ,em sets diretos, para a Turquia, e devido as vitórias da Turquia e Japão sobre as oponentes, não consegue mais a passagem para a fase final. Já o Brasil, invicto há quatro jogos, venceu a Coréia do Sul por 3×0 nesta sexta-feira (18). Com o resultado, se confirmou nas semis e só espera pela definição oficial da tabela, que depende dos últimos jogos que ocorrerão neste domingo (20).
O JOGO
O início holandês foi desastroso. Com vários erros de posicionamento de defesa e má distribuição de bolas, o Brasil abriu 7×0 logo de cara e obrigou as europeias a pararem o jogo as duas vezes permitidas no regulamento antes mesmo delas completarem os 10 pontos. Aos poucos, o time comandado por Avital Selinger se encaixou no jogo e começou a botar a bola no chão, mas a vantagem amarelinha estava muito difícil de ser batida, mas a melhora da Holanda já deu confiança para a próxima etapa.
+ Apesar de rumores, Osasco mantém oposta titular da Seleção no elenco
Zé Roberto manteve a rodagem do time como nos jogos anteriores e apostou na inversão 5×1 – quando o levantador fica na posição de ataque (2,3 ou 4) – com a entrada da Sheila e Roberta. Logo depois, Natália entrou no jogo após o tempo de recuperação da cirurgia que fez na mão por conta da lesão no quinto dedo da mão esquerda. A ponteira permaneceu apenas até o final do set de vitória brasileira por 25×19.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
A história no segundo set foi bem diferente, a passagem vexatória da Holanda no início da primeira parcial deu lugar ao equilíbrio entre os times e um marcador sem grandes diferenças no início. A estratégia holandesa de forçar o saque não foi bem sucedida, ocasionou vários erros da Seleção no fundamento e alargou , em pelo menos quatro pontos, o placar para as brasileiras. A qualidade do grupo de Zé Roberto superou a atuação impecável da maior pontuadora da partida ao lado da camisa 10 do Brasil, a ponteira holandesa Celeste Plak com 17 pontos, e encaminhou a vitória do duelo com a repetição do primeiro resultado: 25×19.
Nem mesmo o desequilíbrio causado por Plak na partida foi capaz de parar a coletividade brasileira. Gabi fez chover com 17 pontos anotados, o time mostrou mais uma vez que está preparado para Tóquio, e que mesmo sem o favoritismo na VNL, buscou o entrosamento da equipe ao longo da competição em um belo trabalho da comissão técnica na testagem das atletas. A Holanda teve uma melhora na disputa, assustou no fim do terceiro set, mas em um bloqueio da Natália, o Brasil fechou o jogo com 25×20.
O próximo confronto da Seleção Brasileira é contra a poderosa Turquia, que pode ser a adversária das representantes brasileiras nas semifinais, na quinta-feira (24). A partida deste domingo (20), última da fase classificatória da VNL, acontece às 16h com transmissão do SporTV2, canal do grupo Globo.
CAMPANHA SELEÇÃO BRASILEIRA – VNL 2021
1ª rodada
- Brasil 3×1 Canadá;
- Brasil 3×0 República Dominicana;
- Brasil 1×3 Estados Unidos.
2ª rodada
- Brasil 3×0 Japão;
- Brasil 3×0 Rússia;
- Brasil 3×1 Itália.
3ª rodada
- Brasil 3×0 Sérvia;
- Brasil 3×0 Bélgica;
- Brasil 2×3 China.
4ª rodada
- Brasil 3×0 Polônia;
- Brasil 3×1 Alemanha;
- Brasil 3×0 Tailândia.
5ª rodada
- Brasil 3×0 Coreia do Sul;
- Brasil 3×0 Holanda;
- 20/6 – 16h: Brasil x Turquia.