Copa do Mundo - Qatar 2022

Em sua sexta decisão de Copa, Argentina busca primeiro título após 36 anos

Daniel Passarella comemora título da Argentina em 1978
STAFF/AFP via Getty Images

Na última parte do recital de Lionel Messi em sua trajetória na Copa do Mundo, o jogador tem a oportunidade derradeira de atingir a maior conquista caso vença a final do Mundial. A Argentina vai enfrentar a França ao meio-dia desse domingo (18) no Estádio Lusail Iconic, em Lusail/QAT. Um novo tricampeão será conhecido. Mas a Albiceleste porá fim ao longo jejum de 36 anos sem ter a hegemonia do futebol mundial? A seleção sul-americana vai disputar sua sexta decisão e vai buscar o terceiro título. Abaixo, veja como foram as outras cinco finais disputadas pelos argentinos, com dois títulos e três vice-campeonatos.

[wptb id=507172]

Copa do Mundo 1930 – Uruguai 4-2 Argentina

Na primeira edição do Mundial, disputada no Uruguai, o país anfitrião disputou a final com a Argentina. O Clássico do Rio da Prata, carregado de intensa rivalidade, foi a primeira e única vez que não teve seleção europeia participante (em 1950, Brasil e Uruguai estavam em um quadrangular e coincidiu o fato de chegarem à última rodada com chances de título). Diante de 68.346 pessoas no Estádio Centenário, em Montevidéu/URU, os uruguaios venceram por 4 a 2. Os gols da Celeste Olímpica foram marcados por Pablo Dorado (12’), Pedro Cea (57’), ‘El Canario’ Iriarte (68’) e Héctor Castro (89’), enquanto os argentinos descontaram com Carlos Peucelle (20’) e Guillermo Stábile (37’).

+ Relembre desempenho da França em decisões da Copa do Mundo

+ Siga toda a cobertura do Esporte News Mundo na Copa do Mundo 2022 pela hashtag #CopanoENM ou clique neste link

Copa do Mundo 1978 – Argentina 3-1 Países Baixos

A segunda vez que a Argentina chegou à final veio após 48 anos. Após quatro ausências, três em protestos (1938, 1950 e 1954) e uma por não se classificar (1970), os argentinos sediaram a Copa do Mundo pela primeira e única vez em sua história. Como fizeram a maioria das grandes seleções que disputaram o principal evento do futebol mundial em casa, a Albiceleste conquistou o primeiro de seus dois mundiais. Liderados pelo atacante Mario Kempes, os anfitriões superaram os Países Baixos. No Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires/ARG, casa da seleção e do River Plate, 71.483 pessoas comemoraram a vitória e a conquista do torneio por 3 a 1. Após empate no tempo normal, dois gols marcados na prorrogação foram suficientes. Aos argentinos, Mario Kempes marcou duas vezes (38’ e 105’) e Ricardo Bertoni (115’), com Dick Nanning ao descontar aos neerlandeses (82’).

Mario Kempes comemora gol do título da Argentina na Copa do Mundo 1978
STAFF/AFP via Getty Images

Copa do Mundo 1986 – Argentina 3-2 Alemanha Ocidental

Oito anos depois de conquistar seu primeiro título, os argentinos voltaram a brigar forte pela taça. Capitaneada por Diego Maradona, a Argentina encontrou seu maior personagem de todos os tempos. No Estádio Azteca, localizado na Cidade do México/MEX, o camisa 10 não marcou na final, mas foi decisivo para a conquista do bicampeonato. Em um Mundial com diversas histórias inesquecíveis, como o golaço de Maradona contra a Inglaterra ao passar por seis marcadores desde o meio de campo e balançar as redes e ‘la mano de Dios’ na mesma partida, a final reuniu Argentina e Alemanha Ocidental e foi um jogo marcante. Os argentinos abriram dois gols de vantagem, mas os alemães empataram em sete minutos, até que veio o gol de Burruchaga que sacramentou a vitória. Diante de 114.600 pessoas e jogo apitado pelo brasileiro Romualdo Arppi Filho, José Luis Brown (23’), Jorge Valdano (56’) e Jorge Burruchaga (84’) marcaram os gols argentinos, enquanto os lendários Karl-Heinz Rummenigge (74’) e Rudi Völler (81’) assinalaram os tentos germânicos.

Maradona comemora bicampeonato mundial da Argentina em 1986
Mike King/ALLSPORT via Getty Images

Copa do Mundo 1990 – Alemanha Ocidental 1-0 Argentina

Quatro anos depois, começava a luta pelo tricampeonato mundial dos argentinos, que segue até hoje. No Mundial disputado na Itália, os finalistas de 1986 novamente se encontraram. Os alemães, após disputarem a terceira decisão consecutiva (algo que só o Brasil repetiu em 1994, 1998 e 2002), enfim foram campeões. Em um jogo bastante amarrado, 73.609 pessoas assistiram ao jogo no Estádio Olímpico, em Roma/ITA. A partida foi decidida apenas na reta final. Em pênalti discutível até a atualidade, Andreas Brehme marcou aos 40 minutos do segundo tempo e garantiu o tricampeonato alemão, o segundo vice-campeonato aos argentinos.

+ Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok

Copa do Mundo 2014 – Alemanha 1-0 Argentina

Após 24 anos de se encontrarem na Itália, as seleções novamente se enfrentam na final na edição realizada no Brasil. Após bater nas quartas de final três vezes, nas oitavas uma vez e a surpreendente eliminação na primeira fase em 2002, a Albiceleste poderia encerrar a longa sequência sem títulos de modo histórico, com o tricampeonato a ser conquistado no país arquirrival. A Seleção Brasileira chegou à semifinal, mas foi trucidada pela Alemanha por 7 a 1. Na final, disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro/RJ, 74.738 pessoas estiveram presentes e a torcida argentina, maioria, fez muita festa e incentivou bastante. Em campo, o time perdeu várias chances claras e a partida terminou empatada sem gols na prorrogação. No tempo extra, Mario Götze decidiu aos oito minutos do segundo tempo e conquistou o tetracampeonato germânico.

Lionel Messi lamenta vice-campeonato da Argentina em 2014
Matthias Hangst/Getty Images
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo