Basquete

Embiid decisivo, virada do OKC e show dos Warriors; a rodada da NBA

Foto: Divulgação/Philadelphia 76ers

A rodada desta segunda-feira (20) da NBA começou com o clássico entre Celtics e 76ers, no TD Garden. No embalo do camaronês Joel Embiid, os visitantes garantiram a vitória no final do último quarto e ultrapassaram o time de Boston na tabela. O Oklahoma City Thunder bateu o Memphis Grizzlies depois da derrota histórica no último confronto entre as equipes, em ótima atuação de Shai Gilgeous, que ofuscou o retorno de Ja Morant às quadras. Com os titulares de volta, os Warriors superaram os Kings em uma verdadeira demonstração de força do elenco comandado por Steve Kerr. Nos outros jogos da rodada, o Utah Jazz voltou a vencer contra os Hornets em grande noite de Rudy Gobert, os Bulls passaram pelos Rockets com tranquilidade e os Spurs atropelaram os Clippers na volta de Paul George.

BOSTON CELTICS 103 X 108 PHILADELPHIA 76ERS

A rivalidade histórica entre Celtics e 76ers ganhou mais um capítulo na noite de segunda. Em um jogo disputado até o fim, com seis trocas de liderança e sete vezes com o placar empatado, a franquia de Philadelphia levou a melhor. Destaque para a atuação decisiva de Joel Embiid, que marcou 41 pontos, 17 deles no último quarto, além de um duplo-duplo. Seth Curry e Tobias Harris também tiveram participação fundamental e fecharam a partida com incríveis 100% de aproveitamento nas bolas de três, fator crucial para o triunfo dos comandados de Doc Rivers. Do lado de Boston, Jayson Tatum foi bem na defesa, mas muito marcado no ataque, enquanto Jaylen Brown foi o melhor da equipe da casa com 30 pontos.

Com sete desfalques para cada lado, entre lesões e infectados pela Covid, o duelo começou com os Sixers mais consistentes. Organizados defensivamente e com mais de 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra, os visitantes chegaram a abrir nove de pontos de vantagem e fecharam o primeiro quarto na frente: 20×28. No segundo período, os Celtics melhoraram o desempenho da defesa, Marcus Smart e Jaylen Brown cresceram e o time diminuiu a diferença para dois pontos. Quando encontrava espaço, Tatum achava boas jogadas, mas a noite não era dele. Joel Embiid e Seth Curry terminaram a etapa inicial com 17 e 18 pontos e mantiveram o Philadelphia na liderança.

No segundo tempo, o jogo ganhou muita intensidade e as trocas de liderança foram constantes. Os Celtics viraram o placar e chegaram ao período final com cinco pontos de vantagem. Pritchard entrou bem, Enes Freedom fez um duplo-duplo e Brown comandou a equipe da casa, mas em nenhum momento houve folga no placar. Para se manter na cola, o Philadelphia contou com 25 pontos de Tobias Harris e 26 de Curry, além dos 100% da dupla nas bolas de três. Até que Joel Embiid fez a diferença. O camaronês marcou 17 pontos só no último quarto, virou o jogo com menos de dois minutos no relógio e garantiu a vitória dos Sixers no TD Garden. 

Com o resultado, os visitantes ultrapassaram os rivais e assumiram a sexta colocação na Conferência Leste da NBA. O próximo confronto é dentro de casa contra o Atlanta Hawks, na noite de quinta-feira (23). Em nono lugar, o Boston recebe os Cavs na quarta-feira (22).

DESTAQUES DA PARTIDA:

Boston Celtics: Jaylen Brown (30 pontos, 5 rebotes e 4 assistências), Enes Freedom (15 pontos e 11 rebotes) e Jayson Tatum (17 pontos, 9 rebotes, 6 assistências)

Philadelphia 76ers: Joel Embiid (41 pontos, 10 rebotes, 5 assistências e 4 tocos), Seth Curry (26 pontos, 4 rebotes e 7 assistências) e Tobias Harris (25 pontos e 7 rebotes)

MEMPHIS GRIZZLIES 99 X 102 OKLAHOMA CITY THUNDER

Três semanas depois de perder para os Grizzlies pela maior diferença de pontos da história de um jogo da NBA, o OKC conseguiu sua revanche. Fora de casa, a equipe contou com o brilho da estrela Shai Gilgeous-Alexander para virar o placar e sair da lanterninha da Conferência Oeste. Na última rodada, ele tinha sido decisivo ao marcar uma cesta de três no último segundo e garantir a vitória contra os Clippers. Josh Giddey também foi fundamental para o triunfo ao anotar um duplo-duplo. A derrota do Memphis ofuscou o retorno de Ja Morant, principal jogador da franquia, após 12 partidas fora por conta de uma entorse no joelho. Ele marcou 16 pontos e deu oito assistências, mas não foi o suficiente para fazer a diferença no resultado.

O começo do jogo indicava uma vitória relativamente tranquila dos Grizzlies. O primeiro quarto terminou com uma vantagem de 12 para os anfitriões, que chegaram a abrir 16, a maior diferença da noite. Desmond Bane e Dillon Brooks fecharam a etapa inicial com 28 pontos somados, mas o OKC tirou nove de diferença no segundo período e diminuiu a desvantagem para três pontos. Na última metade do confronto, Shai Gilgeous jogou o fino da bola, fechou o duelo com 23 pontos e carregou os visitantes para a virada junto com Giddey. 

Com 13 trocas de liderança no placar e um último quarto eletrizante, a franquia de Oklahoma conseguiu o segundo resultado positivo seguido e venceu em Memphis depois de um jejum de quatro partidas sem vitória. Apesar do bom desempenho de Bane, cestinha da noite com 25 pontos, e Brooks, com 19, o time da casa sofreu com a desorganização defensiva no final e perdeu o segundo jogo dos últimos sete disputados. Em quarto lugar na Conferência Oeste, a equipe enfrenta os Warriors fora de casa na madrugada de sexta-feira (24). Já o OKC, décimo terceiro colocado, recebe o Denver Nuggets, na noite de quarta-feira (22).

DESTAQUES DA PARTIDA:

Memphis Grizzlies: Desmond Bane (25 pontos, 7 rebotes e 2 assistências) e Dylon Brooks (19 pontos, 2 rebotes e 2 assistências)

Oklahoma City Thunder: Shai Gilgeous-Alexander (23 pontos, 5 rebotes e 4 assistências) e Josh Giddey (19 pontos, 5 rebotes e 11 assistências)

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

GOLDEN STATE WARRIORS 113 X 98 SACRAMENTO KINGS

Na volta dos titulares depois do descanso contra os Raptors, os Warriors venceram o Sacramento Kings dentro de casa. O time tinha jogado as últimas cinco partidas fora de casa e voltou a dar um show para os torcedores no Chase Center. O jogo foi muito disputado e no último quarto a força do Golden State sobressaiu. Draymond Green anotou um triplo-duplo e Stephen Curry fechou o duelo com 30 pontos, mas todo o elenco treinado por Steve Kerr teve participação fundamental para o triunfo: foram 47 pontos vindo do banco, contra 11 dos visitantes. Do lado dos Kings, destaque para Tyrese Haliburton, que anotou um duplo-duplo e comandou a equipe.

Com sete desfalques, o time de Sacramento não começou bem e terminou o primeiro quarto com sete bolas desperdiçadas no ataque, além de aproveitamento zero nas bolas de três e nos lances livres. O Sacramento voltou bem para o segundo período e encostou no placar, mas com atuações decisivas de Andre Iguodala e Draymond Green, o Golden State recuperou a folga e acabou com 12 pontos de vantagem. Apesar de fechar como cestinha dos anfitriões na primeira metade do confronto, Curry só acertou uma de oito tentativas de longa distância, raridade em sua carreira. 

O que parecia ser um jogo tranquilo ganhou emoção novamente. Haliburton chamou a responsa e Buddy Hield, que não havia pontuado na etapa inicial, começou a aparecer para o jogo. Os Kings seguraram os anfitriões no terceiro período e chegaram a virar a partida, mas a força do elenco dos Warriors acabou fazendo a diferença. Damion Lee, Gary Payton II e Otto Porter Jr cresceram, Green teve um desempenho impecável e a equipe foi muito sólida defensivamente para ir pro último quarto cinco pontos na frente. Na reta final, a estrela de Curry enfim brilhou. O armador anotou 15 pontos nos últimos nove minutos dentro de quadra, com três bolas de longa distância convertidas em quatro tentativas, e ajudou o Golden State a garantir mais uma vitória dentro de casa.

O próximo confronto dos vice-líderes da Conferência Leste da NBA é em casa, contra o Memphis Grizzlies, na madrugada de sexta-feira (24). Já o Sacramento Kings, que caiu para a décima primeira colocação no Leste e saiu da zona de Play-in, recebe o Los Angeles Clippers, na madrugada de quinta-feira (23).

DESTAQUES DA PARTIDA:

Golden State Warriors: Draymond Green (16 pontos, 11 rebotes e 10 assistências), Stephen Curry (30 pontos, 3 rebotes e 4 assistências) e Damion Lee (18 pontos e 5 rebotes)

Sacramento Kings: Tyrese Haliburton (24 pontos, 4 rebotes e 11 assistências), Buddy Hield (18 pontos, 5 rebotes e 4 roubadas de bola) e Harrison Barnes (19 pontos e 6 rebotes)

OUTROS JOGOS DA RODADA DA NBA:

CHICAGO BULLS 133 X 118 HOUSTON ROCKETS

UTAH JAZZ 112 X 102 CHARLOTTE HORNETS

LOS ANGELES CLIPPERS 92 X 116 SAN ANTONIO SPURS

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo