Automobilismo

Equipe brasileira Bordoms Snow Schatten é vice-campeã da TCR Virtual Americas

Três dos quatro brasileiros da Bordoms Snow Schatten estarão em etapa mundial, que será disputada em 2022.

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Foto: Divulgação / Snow Schatten AGECOM
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A equipe de brasileiros Bordoms Snow Schatten conquistou na quarta-feira, 15, o vice-campeonato do TCR Virtual das Américas, classificando três de seus quatro pilotos para a final mundial da competição, que será disputada presencialmente em 2022. A final continental foi composta por 15 pilotos em Spa-Francorchamps, o circuito belga, no simulador Assetto Corsa.

O Honda Civic Type R de Lucas Werle (Divulgação / Snow Schatten AGECOM)

O time curitibano tinha como pilotos: Lucas Werle, João Gabriel e Pedro Delgado, os três pilotando o Honda Civic Type R; e Leandro Werle que estava no Audi RS 3 LMS. A categoria TCR é uma especificação dos carros de turismo, com algumas exclusividades como serem carros com quatro ou cinco portas e de tração dianteira.

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Na sessão de classificação para a etapa, Leandro e Lucas Werle foram segundo e terceiro, respectivamente, ficando atrás apenas do argentino Juan Manuel Gomez, que viria a ser campeão da competição continental. Enquanto isso, João Gabriel foi o oitavo mais rápido, e Pedro Delgado o nono.

A primeira corrida em Spa teve os dois irmãos competindo até o fim pela vitória contra o argentino. Leandro no entanto foi punido após um toque com Gomez, caindo para a 12ª colocação e perdendo muitos pontos (o 12º recebe sete pontos, enquanto o segundo, 35). A colisão levou Lucas para a vitória da primeira bateria, com Juan Manuel Gomez em segundo, e o canadense Brandon Hawkin fechando o pódio. Já João Gabriel finalizou a primeira corrida em sexto, e Pedro Delgado em oitavo.

Leandro Werle colidiu com Gomez na última curva da prova e perdeu 28 pontos com punição de 30s (Divulgação / Snow Schatten AGECOM)

A segunda etapa no circuito belga foi com grid invertido, e logo na primeira volta um acidente danificou o Civic Type R de Lucas Werle, que até então disputava diretamente o título. O dano deixou Lucas apenas em sétimo ao fim dos 30 minutos de corrida, com Leandro conquistando um terceiro lugar, João Gabriel em oitavo e Pedro Delgado fechando a participação dos brasileiros em nono.

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Apesar do título da competição ter ficado muito próximo, Lucas Werle disse já estar feliz com o desempenho da equipe no continental, e que agora a expectativa fica para a etapa mundial:

— Conseguir o vice-campeonato em um campeonato desse nível me deixa bastante feliz, e
saber que tínhamos ritmo para ser campeões me deixa mais feliz ainda. Estou contente
com o meu desempenho e dos meus companheiros de equipe, nesse que foi um
campeonato diferente para todos, onde tivemos corridas classificatórias toda semana. A
união do time foi fundamental para esse resultado final. Estou ansioso para a grande final
contra os pilotos dos outros continentes e estou seguro que iremos dar o nosso melhor.

O Audi RS 3 LMS de Leandro Werle, 3º colocado da TCR Virtual Americas (Divulgação / Snow Schatten AGECOM)

Mesmo com uma primeira corrida prejudicada pela punição de 30s após um toque com o campeão Gomez, Leandro Werle finalizou a final das Américas em terceiro, e junto com seu irmão e João Gabriel (quinto colocado) também está classificado para o mundial:

— Ser o terceiro colocado na TCR Virtual Americas foi um resultado muito positivo, visto que
nas corridas classificatórias tinham pilotos mais rápidos que a gente. Infelizmente não
consegui disputar o título de forma mais incisiva na segunda bateria, mas conseguir essa
vaga para a final mundial me deixa muito feliz e empolgado para a próxima fase da
competição.

A final do mundial, que será presencial, ainda não tem data confirmada pela TCR Virtual por causa das dificuldades de gerenciar as viagens mundiais de pilotos dos cinco continentes. No entanto, a categoria coloca que será no primeiro trimestre de 2022. Além do prêmio em dinheiro para o top 3 de cada continente, o campeão mundial ganhará um teste num carro TCR real, com o campeonato tendo a chancela da World Sporting Consulting (WSC), que regula as competições mundiais de TCR.

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