São Paulo

Erros de arbitragem em São Paulo x 4 de Julho alertam para o uso do VAR

O duelo entre São Paulo e 4 de Julho, válido pela terceira fase da Copa do Brasil, ficou marcado pela surpreendente vitória do time do Piauí no jogo de ida e pelo massacre aplicado pelo São Paulo no jogo de volta, mas além disso, o confronto também ficou marcado negativamente pela atuação da arbitragem.

Foram ao menos cinco lances de impedimento assinalados ou não assinalados de forma incorreta pelos assistentes durante os 180 minutos. No jogo de ida, o mais crasso erro aconteceu no segundo gol da equipe de Piripiri, o zagueiro Gilmar Bahia está visivelmente a frente da marcação e acaba marcando o gol de empate do time da casa.

Outro lance que chamou a atenção aconteceu no segundo tempo, quando Kaká apareceu cara a cara com o goleiro, mas estava impedido. A arbitragem não assinalou e Perri salvou o que seria mais um erro decisivo no jogo. No final da partida, para completar Galeano marcou o que seria o gol de empate do tricolor, mas o assistente marcou impedimento, que não existiu e anulou a jogada.

Nessa partida, a arbitragem teve o comando de Zandick Gondim Alves Jr, com os assistentes Vinicius Melo de Lima, que errou nos dois lances que resultaram em gol e Francisco Da Hora. Zandick e Vinicius estiveram em jogo polêmico da final do 2º turno do Campeonato Potiguar dois dias antes de apitarem o duelo da Copa do Brasil. Zandick acabou suspenso pela FNF por um erro na marcação de uma penalidade

+ Pablo dispara na artilharia do São Paulo
+ Sub-17 goleia o Atlético-GO pelo Brasileirão

O jogo da volta teve novos erros de arbitragem na marcação de impedimentos. O segundo gol do São Paulo, marcado por Pablo, teve um fora de jogo não marcado do atacante Luciano, que dá a assistência do lance. Pouco depois, o São Paulo faria o quarto gol, novamente com Pablo, mas a assistente Brigida Cirilo Ferreira anotou impedimento de Eder, que estava em posição legal. Alguns minutos depois, agora em lance duvidoso, Brigida voltou a marcar impedimento do camisa 23 e anulando outro gol do atacante Pablo, ainda no primeiro tempo.

Todos lances que teriam sido facilmente corrigidos com a tecnologia do VAR, que não estava presente nesse momento da competição, mas que fará parte das oitavas de final, que começam no dia 28 de junho.

O ex-árbitro Cleisson Veloso, que durante 20 anos atuou no futebol brasileiro e hoje comenta sobre arbitragem no canal De Olho no Apito, falou sobre o uso do VAR nesse tipo de lance.

“Ontem (08) no jogo do São Paulo, tivemos vários lances que com a ajuda do VAR teriam sido corrigidos. Sem contar os diversos jogos, que não acompanhamos, mas tiveram erros de arbitragem”, disse Cleisson. “É uma competição que dá ao campeão R$ 70 milhões e que vários erros de arbitragem mudam a classificação, não pode de forma alguma. Inclusive no primeiro jogo, eles validaram um gol em impedimento do 4 de Julho e deixaram de validar um gol legítimo do São Paulo”.

Sobre a tecnologia e a polêmica que envolve todas as opiniões sobre seu uso, Cleisson é a favor de que ela seja usada em todas as fases da competição: “O problema do VAR no Brasil não é o VAR, é quem opera. Eu sou sempre a favor da tecnologia, eu acho uma ferramenta fantástica e é importante, pois dá credibilidade ao torneio”.

Confira as imagens de alguns dos lances marcados de forma incorreta no confronto.

Gilmar Bahia está adiantado no segundo gol do 4 de Julho, no jogo de Ida Foto: Reprodução

.

Galeano está em posição legal no gol anulado do São Paulo, no Piauí
Luciano estava impedido em gol validado do São Paulo no jogo de volta
Éder estava em posição legal em gol anulado do São Paulo no jogo de volta
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo