Pela manhã, tivemos uma emocionante classificação em Barcelona. A pole, ficou novamente com Max Verstappen, mas os outros 19 pilotos movimentaram bem o grid.
Sérgio Perez provocou reações de desgosto em Adrian Newey, que ainda está com raiva do fato de que a batida de Perez revelou para todo o grid o assoalho do carro da RedBull. Na Espanha, o mexicano mais uma vez teve um “dia de cão” e foi pouquíssimo competitivo.
Evidentemente sem psicológico, ficou pela segunda corrida consecutiva fora do Q3, elevando ainda mais a desconfiança sobre seu desempenho. Andando bem durante todos os treinos livres, o seu bom desempenho sumiu no Q2 e ‘Checo’ fez apenas o 11o tempo.
Leclerc não conseguiu abrir nenhuma volta rápida, e se queixou durante toda a sessão sobre as configurações de asa traseira do seu carro, sem avançar nem ao menos aos Q3. Já seu companheiro de equipe, Carlos Sainz Jr, deu um show na sua casa, mostrou um nivel de pilotagem que ainda não tinhamos visto dele nessa temporada e marcou P2.
Fazendo uma temporada parelha com seu companheiro, Sainz da um novo passo na disputa interna Ferrarista, podendo aumentar sua vantagem no campeonato de pilotos e garantir seu primeiro pódio na temporada.
Se adaptando melhor ao novo conjunto de sidepods da escuderia italiana, e com um maior conhecimento da pista, o espanhol voou nos treinos de sábado e garantiu uma boa posição de largada, mesmo com pouquíssimas chances de atacar Max Verstappen.
As Mercedes se encontraram na pista e George Russell foi quem se deu mal. Com muitas avarias, fez o 12o tempo, enquanto Hamilton avançou para o Q3, e se dando bem com o novo conjunto mercedista, tinha chances de brigar por primeira fila, que foram minadas pelos danos causados no toque contra Russell.
Mesmo com um carro danificado, Hamilton fez bons tempos, mas ficou longe da primeira fila por um erro no setor 3, quando vinha para sua última volta rápida.
Norris surpreende e faz P3, enquanto Piastri faz um P10 e o carro da McLaren mostra evolução, agora resta saber se será uma evolução regular e constante, ou oscilante e em corridas espalhadas.
Apesar de todos os resultados apontarem para uma vitória fácil de Max Verstappen, o pelotão do meio animará bastante a corrida, e os 70% de risco de chuva ajudarão ainda mais a bagunçar o grid e as estratégias das equipes.